Em nota oficial, a Conmebol divulgou que o Estádio Centenário de Montevidéu será palco das finais da Libertadores e Sul-Americana na temporada 2021. A Arena Castelão era uma das postulantes para receber a decisão da ‘Sula’, que em 2022 será realizada no Estádio Mané Garrincha em Brasília. O anuncio foi feito após reunião do Conselho da Conmebol, realizada de forma virtual.
A escolha pode ser vista sob o aspecto político, pois Montevidéu não constava na lista inicial para receber a final em nenhuma das competições citadas já neste ano. Concorria apenas para sediar a decisão da Libertadores em 2022. Porém, o cenário mudou quando o Governo do Uruguai ajudou a Conmebol a receber vacinas contra a Covid-19. A entidade, em nota, preferiu destacar a projeção da situação sanitária no Uruguai.
“Devido às circunstâncias excepcionais causadas pela pandemia de COVID-19 e procurando as melhores condições sanitárias possíveis, o Conselho adoptou a decisão tendo em conta principalmente a situação da epidemia projetada para Novembro. Nesse sentido, o Uruguai planeja vacinar um alto percentual de sua população até julho, o que colocaria este país entre os mais seguros do continente nas datas previstas para as finais”, publicou a Conmebol.
O governo do Uruguai garantiu à Conmebol que conseguirá fazer os jogos com portões abertos e presença de público.
No dia 19 de fevereiro, o Castelão foi incluído na lista de possíveis sedes para a final da Sul-Americana em 2021, 2022 e 2023. No dia 25 de fevereiro, uma equipe de inspeção da Conmebol visitou o Gigante da Boa Vista e outras instalações esportivas da capital para avaliar as condições.
Para a temporada 2022, o Estádio Mané Garrincha receberá a decisão da Sula, enquanto que o Monumental de Guayaquil será o palco da final da Libertadores. Desta forma, resta ao Castelão concorrer para 2023. Vale lembrar que a Arena localizada em Fortaleza sofreu um incêndio em 30 de janeiro, quando o fogo consumiu parte do teto, e outro de menores proporções no dia 20 de abril, em um dos vestiários.