A Conmebol atualizou nesta sexta-feira (19) a lista de estádios candidatos que estão no processo seletivo para sediarem as finais da Libertadores e da Sul-Americana. Desde que a entidade máxima do futebol no continente adotou as decisões em partidas únicas e campos neutros, as escolhas são acompanhadas de perto pelas cidades interessadas.
Fortaleza e a Arena Castelão estão na disputa pela final da Sul-Americana deste ano, de 2022 e também 2023. Ou seja, a capital cearense e o Gigante da Boa Vista possuem três oportunidades para receberem a decisão continental. Em primeiro momento, a concorrência se dá com estádios nacionais e outros da Argentina. Mas nos anos seguintes, estádios peruanos e um da colômbia também ganham a oportunidade.
Concorrentes para 2021, na Sul-Americana: Estádio Libertadores da América, El Cilindro, La Bombonera, Monumental de Núñez, Nuevo Gasómetro e Estadio Único. Mané Garricha (DF), Castelão (CE), Beira-Rio (RS) e Arena Pernambuco (PE).
A decisão da segunda maior competição de clubes da América do Sul está prevista para 6 de novembro. Os representantes da Conmebol estarão no Brasil a partir do dia 22 deste mês para coletar informações e inspecionar os estádios postulantes tanto para a Libertadores quanto para a ‘Sula’. Será levando em conta também a rede hoteleira, centros de treinamento e aeroportos.
O Castelão também concorreu para receber as finais de 2020, mas o Estádio Mário Kempes, em Córdoba, ficou com a decisão da Sul-Americana, vencida pelo Defensa y Justicia, e o Maracanã levou a melhor na Libertadores, o palco do título do Palmeiras.
Comentários 1