O Floresta encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro Série D neste sábado (6). O time da Vila Manoel Sátiro ficou com o vice-campeonato ao perder para o Mirassol por 1 a 0, mesmo placar do jogo de ida. Desta forma, o clube do interior paulista foi o campeão nacional. Porém, para o técnico Leston Júnior, o sentimento é de orgulho por ter chegado tão longe e conquistado o acesso à Série C para 2021.
“É motivo de muito orgulho, estamos muito felizes pela conquista do objetivo maior do clube. Nas divisões de acesso, o maior título é o acesso e a gente conseguiu com propriedade, chegamos na final de um campeonato que começou com 68 clubes, com poderio de investimento muito superior ao nosso, como é o caso do próprio Mirassol. Mas o trabalho foi bem feito por todas as pessoas que participaram do processo. Agora o clube tem uma perspectiva de uma temporada de 2021 ainda melhor daquilo que foi feito em 2020”, disse Leston.
Questionado sobre a estratégia tática da equipe para este segundo jogo, Leston analisou: “A gente sabia que precisava ter os nossos atacantes principalmente mais perto do gol e a medida em que utilizamos os três zagueiros, que na verdade era o 5-3-2. Porque soltávamos um lateral, mas o outro rodava por trás. Era uma forma de tentar crescer e agredir o Mirassol e a gente estava conseguindo bem até tomar o gol.”
A equipe tomou um gol cedo e ainda no primeiro tempo teve um zagueiro expulso. O técnico comentou: “Acho que o gol ali acabou fazendo muito mal para a gente, porque naquele momento a gente era melhor no jogo. Mirassol não conseguia jogar. Mas o futebol é assim, circunstancial, daqui a pouco vem o gol e na sequência você perde um jogador e o jogo muda completamente. E a gente precisava preservar a campanha, se você se lança e de repente faz um jogo kamikaze, daqui a pouco você toma três, quatro e acaba encerrando a competição com uma imagem negativa, e precisamos ter responsabilidade com isso.”