Únicos nordestinos na Série A do Brasileirão, Ceará e Fortaleza representarão o futebol da região em 2022. No entanto, para Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, isso não é suficiente. Segundo afirmou o mandatário, os clubes alencarinos não são referência e não há nada de novo no que vem sendo feito. Ele ainda disse que os clubes de Recife fazem igual há anos.
O Ceará foi finalista da Copa do Nordeste e se classificou para a Sul-Americana em dois anos seguidos e está indo para sua quinta temporada na Série A. O Fortaleza, quarto colocado no Brasileirão, semifinalista da Copa do Brasil e melhor nordestino na história da primeira divisão de pontos corridos, garantiu vaga para a fase de grupos da Libertadores. Porém, esses feitos não são o suficiente para que o presidente da FPF os veja como referência no futebol.
“O que Ceará e Fortaleza realizam é o que os clubes do Recife fazem. São clubes sociais, patrimoniais e estatutários. A diferença é que eles não têm patrimônio. Mas têm o mesmo estatuto. Essa questão de dizer que o clube é profissional é uma falácia, porque o Sport também é. Não há nada que os clubes do Ceará fizeram que os de Pernambuco não tenham feito. É a mesma gestão”, disse Evandro Carvalho em entrevista exclusiva ao Diário de Pernambuco.
Enquanto que Sport foi rebaixado para a Série B do Brasileirão, Náutico ficou apenas em oitavo na Segundona e o Santa Cruz retornou ao martírio da última divisão após 10 anos, Ceará e Fortaleza conquistam feitos importantes com títulos regionais e classificações para torneios internacionais. Além disso, ambos têm investido na estrutura de suas sedes e cada um tem um centro de treinamentos voltado as categorias de base. Porém, o dirigente da Federação de Pernambuco insiste que os cearenses olham apenas para o futebol dentro das quatro linhas e os coloca como inferiores ao pernambucanos por não terem estádios próprios.
“Nós temos, em Pernambuco, um problema que era solução quando, há 100 anos, criamos o modelo de patrimônio. O torcedor dos clubes têm sentimento de pertencimento e devem entender que as equipes, como o Sport, que tem o maior patrimônio do Brasil, têm uma despesa monumental com a manutenção do patrimônio. É muito difícil, neste modelo atual, competir. Ceará e Fortaleza não têm estádio, nem sede. Esses clubes entenderam que são times de futebol e não clubes sociais. Assim, investem tudo que é arrecadado em futebol”, finalizou Evandro Carvalho.
Infelizmente esse idiota ainda não caiu na real desconhece totalmente os investimentos que são feitos no patrimônio dos times cearense, coloca o momento dos times cearense e desenha pra ele a situação dos Pernambucanos, prepotência, arrogância são armadilhas pra queda, deixa ele dar descargas na língua, enquanto isso nos vamos saboreando a água límpida do sucesso, lixo isso é o que são as palavras e atitudes desse coisa.
Macho, quietinho você cabeça chata.
Inveja mata kkkk
Aceita que doi menos, se este Senhor fosse Nordestino
sabia valorizar as equipes do Nordeste, independente de ser Ceará ou Fortaleza, pra mim não passa de despeito e inveja.
Em vez de falar besteira, invista no futebol Pernambucano ,só assim resgatará o nome que tem Sport,Náutico e Sta.Cruz, no Nordeste.
Esse Evandro Carvalho é uma piada de péssimo gosto!!!
Isso é inveja ok q tem a ver ter estádios com o momento q os clubes cearenses tão passando aceita q doe menos
A verdade é que alguns pernambucanos ainda não caíram na real situação de seu estado, sempre se acharam a última Coca cola do deserto. Quando a Bahia era a maior economia do nordeste o Ceará amargava a terceira colocação atrás de Pernambuco, hoje o Ceará ocupa a maior economia da região e estamos crescendo acima do PIB nacional. E no Futebol isso só o reflexo de tudo que aconteceu no estado cearense.
É triste não reconhecer que o futebol Pernambucano está decadente. Graças a Deus quem salvou o futebol nordestino foram os Cearenses. Espero que a Federação Pernambucana aprenda a investir melhor no futebol e volte a ser uma grande federação Nacional. Parabéns Ceará e Fortaleza
Um imbecil. Pernambucano
Pernambucanos não baixaram a crista. A arrogância deles é histórica; não reconhecem a superioridade dos outros nordestino.
Em se tratando de arrogância, os
Pernambucanos, são os argentinos do nordeste
Meu prezado, não generalize pela fala do presidente da FPF, Evandro, isso não é o sentimento dos Pernambucanos, ele quis se desfazer de sua responsabilidade, seu fracasso, ele é torcedor do Sport, é nisso que estás correto, são arrogantes, prepotentes, portanto, não generalize.
Muito bem meu amigo.vc está certo
O grande problema dos dirigentes esportivos pernambucanos é terem um olho maior que a barriga
Foi e sempre será dessa forma que o futebol pernambucano reagirá frente ao cearense. Inveja qdo não mata, destrói.
Foi-se a época dos intocáveis, do Rubão.
Posso falar com propriedade: a estrutura do Sport é incomparavelmente melhor. Mas torço para que os cearenses continuem evoluindo. Pelos meus cálculos, daqui há mais uns 40 anos o Fortaleza iguala o Sport. E o Ceará daqui há uns 80 anos. Sou vozão/Flamengo, mas sou realista. Viva nós, os mistos!
Quando a pessoa caga pela boca👆
Burrice não se compra, se nasce com ela
Guto Ferreira, fazia tempo que não ouvia tanta bobagem de uma vez só. Fico me perguntando a razão histórica dessa autoestima inflada, dessa arrogância pernambucana que, como disse um colega acima, se equivale aos argentinos na América do Sul. Baixem a cabeça e trabalhem e aí talvez recuperem as glórias do passado.
nao precisa de tanto tempo para CEARA E FORTALEZA ultrapassarem o sport ja ha muitos anos
o futebol cearence ja e melhor do que o permanbucano e so ver os numeros ,
o sport tem grandes feitos no passado isso e certeza mas agora esta decadente e so luta
para nao cair de divisao ; os feitos dos cearences sao de orgulhar todo o BRASIL vamos la
CEARA campeao da copa nordeste 2 vezes e invicto um feito que nenhum time do nordeste consequiu
fortaleza o unico time do nordeste campeao da serei b dos pontos corridos;
unico time do nordeste com melhora clasificacao do campeonato brasileiro da primeira divisao
e tambem a partcipar da libertadores na era dos pontos corridos futebol pernambucano sport decadente
na segunda e divisao e tambem nautico e para terminar santa cruz na quarta divisao ,
e gritante a superioridade do nosso futebol do ceara sobre os pernambucanos ,
Só falta ser Argentino, pra ser besta e prepotente, dirige uma Federação Falida e sem prestígio, tanto quanto os times pernanbucanos caindo pelas tabelas literalmente.
Esse é um idiota. E se Sport é Náutico, não fizer uma boa equipe, vão ficar mais tempo na série B. A concorrência é grande pra subir. Cruzeiro, Vasco, chape, CSA e CRB( bateram na trave ) . E outros 16. É a pior divisão disputas acirradas. Arrogância não leva a lugar nenhum.
Dor de cotovelo tem nome, não reconhecer a decadência do futebol da sua terra, brasileiro tem dessas, faz parte
Na minha concepção o futebol e momento, e no momento Fortaleza e Ceará são os melhores do nordeste. já esport ,náutico e Santa Cruz são os piores .
Quanto a estrutura não vou entrar no mérito da questão mais vejo Fortaleza e Ceará se preparando para estarem entre os melhores nos anos seguintes.
Este presidente é um verdadeiro lunatico ou indiota falar asneiras em um meio de comunicação.
Vai Ser imbercil na tua federação mesmo babaca.
Pura inveja…
O futebol Pernambucano tá dessa forma culpa do nosso governo que deixou nosso estado em miséria total. Pra quem o maior estado do nordeste hj somos uma vergonha…Parabéns pro Cearense.
Esse idiota ou imbecil do Evandro Carvalho assumiu a FPF e os times do Estado do Pernambuco, só fazem cair e ser humilhados nas competições que atuam ou participam. O Furebol Pernambucano está “FALIDO” e “DESTRUÍDO”. Evandro Carvalho pedi pra sair da FPF já. Não fará falta nenhuma e o Futebol tem que rever os seus conceitos e se reestrutura pra volta a crescer.
Falou toda a verdade; sr Evandro Falcão vc tem o meu respeito… sport club do recife. O maior do Nordeste.
Esse idiota deveria era pedir demissão do cargo q ocupa,pois exatamente na sua gestão, o futebol pernambucano, acabou-se.
Quantos títulos nacionais tem os clubes do Ceará? Nos os ganhamos em números de copas do nordeste, esporte amador etc…
vamos la colega
fortaleza vice campeao brasileiro na decada de sessenta
fortaleza campeao brasileiro da segunda divisao
guarani sobral campeao da quarta divisao campeonato braseileiro
ferroviario campeao da quarta divisao campeonato brasileiro quarta divisao
ceara campeao brasileiro des aspirntes sub 20 o primeiro e unico time do nordeste a ter esse titulo
portanto meu colega joao marinho estude e leia mais sobre futebol
A a única explicação para esse desastre no futebol de Pernambuco é que sua elite não de modernizou , continua predatória e extrativista sem nenhuma noção de empreendedorismo . O presidente da Federação de Perdeu a oportunidade de fazer uma análise seria das condições do futebol do Estado e não ficar dizendo tenta asneira. Se ele estudasse um pouco mais seria mais proveitoso para o Estado .
Daqui de longe dá a impressão que os times pernambucanos estão disputando o terceiro lugar no nordeste com os times de Alagoas.
Estamos falando de futebol ou de
Outra coisa?O Sport tem equipamentos melhor q Santos e muitos outros times do mundo .E dai!?.O Cearenses provaram q são melhores,pronto.Pernambucanos e nanismos,aprendam.
Estamos falando de futebol ou de
Outra coisa?O Sport tem equipamentos melhores q Santos e muitos outros times do mundo .E dai!?.O Cearenses provaram q são melhores,pronto.Pernambucanos e baianos aprendam.
Lembrei das palavras de um jogador fraco do Vasco, ele disse que pra o Brasil ter bons jogadores, precisaria ter mais campos de terra… Um animal desse, podendo estudar pra dar declarações pautadas em fatos, onde ja se viu ser bom pq o campo é ruim, se fosse assim o Brasil seria o pais com a melhor economia do mundo, pois temos o pior presidente da história… Esse dirigente aí argumenta exalando cheiro de gala pela boca.😅🤪😂
Primeiro lugar o que é patrimônio, senhor? É ter estádio próprio? Se for essa a desculpa os times de Minas Gerais e o Flamengo são as potências do futebol Brasileiro por que não tem estádio próprio ( balela). Quanto a dizer que os clubes cearenses não tem patrimônio é outra balela e falta de conhecimento total. O Fortaleza gastou somente na reforma do seu centro de excelência 7 milhões somente para construir o hotel e fora o que gasta na manutenção no CT e no centro de excelência. Quanto a dizer que o culpado é estádio próprio que tem despesas para manter e fica difícil competir é outra balela, pois isso gera é receita para os clubes. O maior dirigente de futebol desse país ( Mauro César Petráglia) afirma em alto e bom som que o triunfo dessa revolução que ele fez no Atlético PR foi a arena da Baixada. Entre o que esse senhor fala e o que o Petráglia fala eu fico com ele.