O Ceará estreou com vitória no Campeonato Brasileiro Série A na tarde deste domingo (30). A partida foi realizada na Arena Castelão, diante do Grêmio. O alvinegro venceu os gremistas pelo placar de 3 a 2. Os gols do Vovô foram anotados por Cléber, Rick e Jorginho. Vanderson e Ricardinho anotaram para o tricolor gaúcho.
O Vozão volta a campo na próxima quarta-feira (2) pela terceira fase da Copa do Brasil, a partida será o jogo de ida contra o rival Fortaleza, novamente na Arena Castelão. Já o Grêmio recebe o Brasiliense/DF em casa, também pela competição nacional.
O jogo
O time comandado por Guto Ferreira foi a campo bem modificado em relação aos titulares que vinham atuando na Sul-Americana. O Grêmio também entrou sem peças importantes como Diego Souza e Maicon. Assim, os primeiros dez minutos do primeiro tempo foram de estudo. A primeira grande chance só aconteceu aos 15 minutos. O atacante gremista Ricardinho recebeu bola cruzada rasteira, dominou e fuzilou, assustando o goleiro João Ricardo.
No minuto 19 surgiu uma excelente oportunidade para o Vovô. Jorginho cobrou falta batendo colocado e levando perigo a meta de Brenno. Aos 26 minutos, o VAR revisou um possível pênalti para o Ceará. O lance envolveu o zagueiro tricolor Geromel, em toque de mão, mas a arbitragem acabou entendendo como lance normal e o jogo seguiu.
Em chance criada aos 35, Cléber recebeu passe em boa condição de finalização e chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga adversária e balançou as redes, o primeiro do Ceará na partida. Dois minutos depois Saulo Mineiro quase ampliou o placar. Mas o segundo do alvinegro veio com Rick, aos 41. Depois de ótima assistência de Naressi, o atacante se livrou do defensor e ampliou o marcador. Um lindo gol do garoto na Arena Castelão.
O Vozão seguiu intenso no campo de ataque e quase foi recompensado com o terceiro gol. Em ótima jogada de Jorginho, costurando a zaga e abrindo na direita, Saulo dominou a bola e achou Cléber, que fuzilou, mas Brenno fez grande defesa. Já no finalzinho da etapa inicial, o lateral Vanderson tabelou com Matheus Henrique e descontou para o Grêmio.
Na volta do intervalo, o Grêmio veio com três mudanças para o campo de jogo. As alterações surtiram efeito e a equipe igualou o marcador logo aos três minutos. Ricardinho aproveitou a jogada criada por Léo Chú e balançou as redes do goleiro Vinicius, que entrou no posto de João Ricardo, que goleiro saiu no intervalo por contusão.
Depois de sofrer o empate, o Ceará voltou a ter grande chance com Rick. O camisa 37 quase colocou os cearenses na frente do placar. No minuto 27 foi a vez do time gremista criar ótima oportunidade pela esquerda, com Cortez. O lateral foi ao ataque e cruzou para Léo Chú, que bateu firme para ótima defesa de Vinicius.
Precisando de um novo gás, Guto Ferreira colocou Yony, João Victor e Charles no decorrer da segunda etapa. Mas foi o time do Grêmio que levou perigo ao ataque novamente pelo lado esquerdo. Cortez invadiu a área aos 37 e se enroscou em um lance estranho com Buiú. O Juiz marcou pênalti, mas após análise do VAR, foi reconsiderado corretamente. Já no apagar das luzes, o Ceará conseguiu marcar seu terceiro gol com Jorginho, aos 49. Aproveitando rebote, o meia deu a vitória para equipe alvinegra na estreia do campeonato nacional.
Ficha Técnica
Local: Arena Castelão.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF), José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Ceará: J.Ricardo (Vinicius); Buiú, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Kelvyn; Oliveira e Naressi (Charles); Saulo Mineiro (Y.González), Jorginho e Rick (Wendson); Cléber (J.Victor). Téc.: Guto Ferreira.
Grêmio: Brenno; Vanderson, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Lucas Silva (Jean Pyerre) e Matheus Henrique; Léo Pereira (Jonatha), Ricardinho e Léo Chú (Guilherme). Téc.: Evandro Fornari.
Cartões Amarelos: Messias, Buiú, Charles (CEA) / Thiago Santos, Geromel, Jonatha (GRE)
Gols: Cléber, Rick, jorginho (CEA) / Vanderson, Ricardinho (GRE)
Comentários 3