O Campeonato Cearense 2022 estreia neste sábado (8) com dois confrontos entre Caucaia e Pacajus, no Domingão, e Iguatu e Ferroviário, no Morenão. No total, oito disputam a primeira fase da competição. O regulamentou sofreu algumas alterações, como jogos de ida e volta nas quartas, semifinais e finais. Ceará e Fortaleza serão incluídos na disputa apenas na segunda fase. Iguatu, campeão da Série B do Estadual 2021, e o Maracanã, vice-campeão da divisão de acesso, serão as novidades desta edição.
Regulamento
Realizada em 14 rodadas, a primeira etapa terá oito equipes disputando. Os dois últimos colocados são rebaixados e os dois melhores se classificam direto para a semifinal. Terceiro e quarto lugar enfrentam Ceará e Fortaleza, que entram nas quartas de final. O campeão do primeira fase fica com a vaga na Copa do Brasil 2023. Primeiro, segundo e terceiro lugar garantem vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Quartas, semifinal e final serão disputadas em confrontos de ida e volta.
Primeira rodada do Campeonato Cearense 2022
Atlético Cearense
Time titular: Não divulgado
Destaques: Hércules e Ewerton Potiguar
Técnico: Raimundo Wágner
Objetivo na competição: Permanência
Estádio: Domingão
Apesar de ter feito uma bela campanha na Série D do Campeonato Brasileiro e conquistado acesso à Série C, o Atlético passar por problemas financeiros e tem tido dificuldades de contratar. Em 2021, a Águia ficou no G4 tanto na primeira quanto na segunda fase do Estadual. Com apenas sete remanescentes da última temporada (goleiro Thiago, lateral-esquerdo Alisson, volantes Hércules e Claudivan, meia Vitor Emanuel e atacantes Ewerton Potiguar e William), o técnico Raimundo Wagner aposta na força da base.
Caucaia
Time titular: Josué; Ceará, Roni Lobo, Túlio e Lucas Neres; Guto, Jair Pitbull e Everton; Vanderlan, Dú Paraíba e Iury Tanque.
Destaques: Túlio, Roni Lobo, Josué e Everton
Técnico: Roberto Carlos
Objetivo na competição: Segunda fase
Estádio: Raimundo de Oliveira
Vice-campeão da Taça Fares Lopes 2021, o Caucaia passa por reformulação. Após um ótimo início no Estadual do ano passado, a Raposa Metropolitana precisou se desfazer de craques como Ciel e Magno Alves – devido a problemas financeiros causados pela paralisação dos campeonatos em meio à pandemia da Covid-19 – e sequer chegou à semifinal. Na Série D, a equipe venceu apenas dois de seus 14 confrontos, terminou a primeira fase na lanterna de seu grupo e com o saldo de gols negativo de -31. O elenco do Caucaia iniciou a pré-temporada no dia 15 de dezembro e foram feitas mais de 10 contratações para a disputa do Cearense.
Crato
Time titular: André; Matheus Carioca, Leone, Mayron e Índio; Da Silva, Ezau e Cleitinho; Dagson, Klebinho e Tierry.
Destaques: Da Silva, Ezau, Dagson, Índio e André.
Técnico: Lamar Lima
Objetivo na competição: Segunda fase
Estádio: Inaldão
Classificado para a Série D do Brasileirão deste ano, o Crato foi o sexto colocado no Cearense em 2021. Na Fares Lopes, foram quatro derrotas em quatro jogos. No dia 30 de dezembro o Azulão fez um amistosos na Bahia e acabou sendo goleado por 4 a 0 diante da Juazeirense. Com um elenco de 21 atletas atualmente, 12 foram contratados para essa temporada e os outros nove são remanescentes da Fares Lopes.
Ferroviário
Time titular: Jean; Madson, Vitão, André Baumer e Roni; Dudu e Emerson Souza; Clisman, Wandson, Gabriel Silva e Edson Cariús
Destaques: Edson Cariús
Técnico: Anderson Batatais
Objetivo na competição: Título
Estádio: Elzir Cabral
O Ferroviário entra no Estadual pensando no título do primeiro turno e, consequentemente, na conquista do campeonato. Em 2021, o Peixe chegou na semifinal, mas acabou sendo eliminado pelo Ceará e ficou em terceiro. Tendo como objetivo garantir sua vaga na Copa do Brasil do ano que vem, o Tubarão entra no Campeonato Cearense em busca de fazer o mesmo que na temporada passada: terminar a primeira fase na liderança. No elenco, um misto de jovialidade e experiência.
Icasa
Time titular: César Tanaka; Neguete, Gabriel e Mateus Henrique; Leandro Mendes, Guidio, Thiago Corrêa e Jeferson Baré; Gustavo, Felipinho e Luiz Henrique.
Destaques: Romarinho, César Tanaka, Guidio e Gabriel
Técnico: Sidney Morais
Objetivo na competição: Título
Estádio: Inaldão
Campeão da Taça Fares Lopes 2021, o Icasa retornou à Série A do Cearense em 2020 e está indo para a segunda edição seguida na elite. O Verdão terminou o último Estadual na sétima posição. Com vaga já garantida na Série D do Brasileiro para essa temporada, o Verdão do Cariri tem como objetivo terminar entre os três primeiros colocados e, quem sabe, até mesmo garantir o título. A equipe ganhou reforço, principalmente no setor ofensivo, com mais de 10 contratações. Romarinho, filho do baixinho Romário, é uma das novidades.
Iguatu
Time titular: Léo; Marcondi e Uesles; Talisson Calcinha, Patuta, Bruno Ocara e Talys; Digão, Hugo Freitas, Otacílio Marcos e França
Destaques: Otacílio Marques, Bruno Ocara e Patuta
Técnico: Washington Luiz
Objetivo na competição: Semifinal
Estádio: Morenão
De volta à Série A do Estadual, o Iguatu tem como objetivo principal chegar às semifinais. O Azulão iniciou a pré-temporada no dia 13 de dezembro, anunciou 30 reforços e disputou dois amistosos, contra Flamengo da Muriçoca e Sousa-PB. A equipe do Sul cearense quer se manter na Série A Cearense e também vai buscar beliscar uma vaga na Série D.
Maracanã
Time titular: Luís Carlos, Gustavo, Nanin, Ciro Sena e Fabinho; Dedê, Dindê e Paulinho; Wesley Pimbinha, Douguinha e Dudu Itapajé.
Destaques: Dudu Itapajé, Nael e Wesley Pimbinha
Técnico: Júnior Cearense
Objetivo na competição: Permanência
Estádio: Domingão
Fundado em 2005, o jovem Maracanã volta a disputar a Série A do Estadual após quase uma década. A última vez havia sido em 2013, ano em que foi rebaixado. Duas vezes campeão da Série B e uma vez da Série C do Campeonato Cearense, o Bicolor Metropolitano contratou cinco reforços e renovou com outros 10 atletas. Dentre eles, alguns nomes já conhecidos no futebol cearense como Dudu Itapajé, Paulinho P10, Ciro Sena e Wesley Pimbinha. Sonhando com uma vaga na segunda fase da competição, o objetivo maior do Maracanã é permanecer na Série A Cearense para 2023.
Pacajus
Time titular: Cris, Zé Augusto, Jefferson, Ramon e Zé Aquiraz; Rafael Tchuca e Rayro; Canga, Testinha e André Cassaco
Destaques: Rafael Tchuca, Canga, Zé Aquiraz e André Cassaco
Técnico: Michel Guerreiro
Objetivo na competição: Título da primeira fase
Estádio: Ronaldão
Campeão da Taça Padre Cícero 2021, título do interior, o Pacajus terminou o primeiro turno do Cearense de 2021 na segunda colocação, garantindo vaga na Série D do Brasileiro deste ano. Disputando a Série A estadual desde 2020, o Cacique foca em galgar degraus maiores e conquistar o título do primeiro turno. O elenco iniciou a pré-temporada no dia 15 de dezembro e será comandado pelo ex-jogador Michel Guerreiro, que era auxiliar técnico da equipe. A missão da é chegar na segunda fase da disputa estadual.