Acumulando mais uma atuação fraca, o Fortaleza foi derrotado pelo Atlético/MG no Mineirão, na noite deste domingo (31). O VAR foi o protagonista do jogo, anotando uma penalidade máxima para o clube mineiro e outra para o Leão. Os gols foram marcados por Guilherme Arana e Eduardo Vargas. Osvaldo desperdiçou uma cobrança de pênalti.
Com a derrota, o Fortaleza fica na 17ª colocação ainda com 35 pontos. O Sport, primeiro fora da zona, tem os mesmos 35, mas um jogo a menos, onde enfrenta o Flamengo nesta segunda-feira (1º). O Atlético-MG volta a brigar pelo título com o resultado, assumindo o segundo lugar com 60 pontos.
A próxima partida do Tricolor de Aço será em casa contra o Coritiba, na quinta-feira (4), às 18h30. O Galo volta a campo um dia antes, às 21h30, contra o Goiás, no Serrinha.
O jogo
Já aos cinco minutos, o Atlético-MG criou a primeira boa chance: Arana bateu firme de fora e Felipe Alves socou pra longe. A resposta do Fortaleza veio pouco depois: Ronald arriscou de fora da área e Everson pegou com facilidade. O time mineiro chegava com perigo: Savarino cruzou rasteiro e Hyoran chutou mirando o canto, passando perto. Sem chegar próximo ao gol adversário, restava ao Leão bater de longe. David tentou, mas mandou por cima.
O ritmo da partida diminuiu aos poucos, o Fortaleza se fechava e aguardava as investidas do Galo. A intensidade voltou a ficar alta na reta final do primeiro tempo. Eduardo Vargas teve grande chance, mas a defesa conseguiu bloquear. Em seguida, Felipe Alves fez ótima defesa com os pés após cabeçada perigosa de Sasha.
Na volta do intervalo, aos 11 minutos, o Atlético coroou a superioridade no jogo e abriu o placar: Hyoran cruzou pela direita, Guilherme Arana apareceu por trás de Tinga, na segunda trave e bateu de primeira. A situação do Fortaleza se complicou quando Sasha chutou e a bola pegou no cotovelo de Jackson. O árbitro analisou no VAR e apontou a cal. Na cobrança, Eduardo Vagas bateu mal e Felipe Alves pegou. No rebote, o camisa 10 do Galo mandou para as redes.
A esperança do Leão quase se renovou com um pênalti em cima de David. Mas Osvaldo chutou na trave e desperdiçou a penalidade, anotada após outra verificação do VAR. Na reta final, Leo Porto e Sampaoli fizeram suas alterações, mas o panorama do jogo seguiu o mesmo. O Atlético ditando o ritmo do jogo e mantendo a posse de bola. Savarino ainda chegou a fazer o terceiro gol, mas o bandeira assinalou impedimento.
Ficha técnica
Atlético-MG: Everson; Guga, Réver, Jr. Alonso, Arana; Jair (Gabriel), Allan, Hyoran (Franco), Savarino; Vargas (Marrony), Sasha (Nathan).
Fortaleza: Felipe Alves; G. Dias, Wanderson, Jackson (Quintero), Carlinhos; Felipe, Ronald, Tinga (Bergson), Luiz Henrique (Mariano Vázquez); David (Ederson), W. Paulista (Osvaldo).
Cartões Amarelos: Jackson (FOR)
Gols: Arana (CAM), Vargas (CAM)