Atleta que teve sua formação e foi revelado pelo Ceará, Rick deixou o Vovô rumo ao futebol búlgaro. Recentemente vendido ao Ludogorets por quase R$5 milhões, o atacante se despede do clube no Top7 de jogadores que mais marcaram na Série A do Brasileirão de pontos corridas da história do clube. Ao todo, foram seis gols do maranhense na disputa nacional. Todos nessa temporada.
Cria da Cidade Vozão, centro de treinamento voltado às categorias de base, Rick Jhonatan é mais um fruto positivo colhido pelo Alvinegro. Além de render um valor milionário aos caixas do clube com sua venda à Europa, o ponta entra para a história como um dos jogadores que mais balançaram as redes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro nos moldes de pontos corridos. Com gols marcados em 28 jogos, ele igualou Saulo Mineiro e Marcelo Nicácio. O maior artilheiro do clube na competição é o meia Vina, ex-companheiro de Rick, com 21 gols.
Essa lista de goleadores é vasta e tem nomes de jogadores importantes. Thiago Galhardo, Washington e Felipe Azevedo ocupam o Top2, todos com 12 gols. Lima é o único no Top3 tendo marcado 10 vezes na competição. No Top4 está Leandro Carvalho com nove tentos. Com oito gol, Magno Alves, Geraldo e Cléber fazem parte do Top5. Mais abaixo aparece Arthur Cabral, também cria da Cidade Vozão. O centroavante é Top4 com sete gols na Série A, todos em 2018.
No top7, além de Rick, estão Marcelo Nicácio e Saulo Mineiro têm seis gols. Nicácio defendeu o Vovô em 2011, já Saulo foi nessa temporada antes de ser vendido ao futebol japonês. Osvaldo, em 2011, e Mateus Gonçalves, entre 2019 e 2020, balançaram as redes cinco vezes e são Top8. Thiago Humberto, Wescley, Luiz Otávio e Gabriel Lacerda, cria de Porangabuçu, marcaram quatro vezes e são Top9. Michel, Bergson, Ricardo Bueno e Léo Chú são Top10 com três.
Os dados ainda contam com o goleiro Lopes, Boiadeiro, Elton, Tiago Alves, Juninho Quixadá, Roger, Calyson, Felippe Cardoso, Ricardinho, Kelvyn e Fernando Sobral, Felipe Vizeu, Pedro Naressi, Jorginho, Jael e Yony González com dois gols na elite nacional no Top11. A lista fecha com atletas que são Top12 com apenas um gol, com Diego Sacoman, Careca, Ernandes, Heleno, Pio, Everson, Naldo, João Lucas, Valdo, Eusébio, Rudnei, Iarley, Egídio, Erick Flores, Juninho, Leandro Chaves, Misael, Oziel, Daniel Marques, Eduardo Brock, Tiago Pagnussat, Everson, Eduardo, Fabinho, Felipe Silva, Samuel Xavier, Vitor Jacaré, Wendson, Mendoza e Marlon.
Antes de seguir rumo à Europa, o jogador aproveitou alguns dias de férias para ficar próximo da família em São Luís do Maranhão, sua terra natal. O jogador, ainda alvinegro na época, levou o influencer cearense Pobretion, de quem é muito amigo para conhecer seus familiares, local onde nasceu e colegas de infância.
Rick teve 80% de seus direitos econômicos por 850 mil dólares, R$4.8 milhões na cotação atual. Desse valor, o Vovô terá de passar 100 mil dólares ao Sport Club Ivoti-RS, primeiro clube de formação do atleta. Isso acontece devido o mecanismo de solidariedade da Fifa, que divide 5% do valor da venda entre clubes que fizeram parte da formação do atleta entre os 12 e os 23 anos incompletos. A divisão não acontece de forma igualitária e o valor para cada clube depende do tempo em que o jogador esteve lá e se foi federalizado.
O jogador já está na Bulgária e foi apresentado oficialmente no PFC Ludogorets.