Diretor de futebol do Fortaleza, Alex Santiago deu entrevista exclusiva ao programa Revista do Esporte, da Torcida K, e rebateu as declarações do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, que disse não haver nenhuma novidade no que os clubes do futebol cearense vêm apresentado. O dirigente leonino respondeu às críticas falando sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nessas instituições por vários anos. Ele também comentou sobre a boa fase vivida pelo Leão e disse que este é o momento certo para galgar degraus maiores.
Campeão do Campeonato Cearense, terceiro na Copa do Nordeste, semifinalista na Copa do Brasil e quarto lugar no Brasileirão, com direito a vaga direta para a Libertadores e melhor colocação de um nordestino na história da competição na era dos pontos corridos, o Fortaleza busca fazer uma temporada em 2022 tão boa, e até melhor, que a de 2021. Alex Santiago, diretor de futebol leonino, disse que a “fórmula” para o sucesso é seguir dando o máximo possível diariamente e não aceitar acomodação. Com cinco competições no próximo ano, o Leão entrará para dar seu melhor em todas, segundo afirma seu dirigente.
“A nossa prioridade vai ser fazer a temporada de maneira bem feita. Agora é a hora da gente realmente mudar o patamar com uma sequência de várias temporadas com resultados convincentes”, declarou Alex Santiago. “O Fortaleza, hoje, não se mira por parâmetros pontuais, um clube ou outro. A gente busca sempre ser melhor que nós mesmos a cada ano, a cada temporada”.
Na temporada atual, Fortaleza e Ceará conseguiram feitos inéditos. O Leão encerrou a disputa da Série A na quarta colocação e sendo o melhor nordestino da história no formato atual. Já o Ceará vai para o quinto ano seguido na elite do futebol brasileiro e segundo consecutivo na Sul-Americana.
Para além das duas maiores forças do futebol alencarino, outros cearenses também vêm evoluindo dentro e fora de campo. Campeão da Série D em 2018, o Ferroviário está se reestruturando e vai para a quarta temporada na Série C. Um ano após conquistar acesso à terceira divisão, o Floresta garantiu permanência. Ex-Uniclinic, o Atlético-CE se juntará aos conterrâneos na Série C do Brasileiro na temporada 2022. Sob o comando da presidente Maria Vieira, o time chegou até às semis da Série D em 2021. O Icasa, mesmo com imbróglio judicial com a CBF, foi campeão da Taça Fares Lopes e disputará a Copa do Brasil 2022, além da Série D. Crato e Pacajus também disputarão a quarta divisão nacional.
Fora dos campos, os clubes têm crescido no número de sócios torcedores, em constante trabalho de evolução no setor do marketing e até mesmo investido em outras modalidades. Nas quadras, o Fortaleza fez parceria com o Basquete Cearense e está disputando a Liga Nacional enquanto o Vovô é o atual campeão da Copa do Brasil no futsal masculino. No futebol virtual, o Ferroviário conquistou três títulos apenas no mês de dezembro e o atleta do Ceará de e-Sports, João Victor, representou o Brasil no mundial da modalidade e foi campeão.
O presidente da FPF deu sua opinião e disse que o futebol cearense não é referência, pois os clubes de Pernambucano já estariam fazendo isso há muito tempo. Alex Santiago pediu respeito ao trabalho que vem sendo desenvolvido e disse que o crescimento tem sido comprovado por meio de resultados temporada após temporada.
“Eu entendo o presidente da Federação Pernambucana, que tem a sua realidade própria dos clubes pernambucanos, mas o futebol cearense vem se consolidando por resultados ao longo desses anos e acho que isso merece respeito também, porque tem muita gente séria trabalhando aqui, muito amor envolvido, torcidas apaixonadas. Lá no clube a gente está dando nosso melhor para ser o melhor todo dia”, finalizou o dirigente do Fortaleza.
O elenco do Leão se apresenta dia 10 de janeiro para iniciar a pré-temporada 2022.
Se o trabalho que o então presidente da fpf que os times cearenses nao tem nenhuma novidade..e até os clubes de Pernambuco não tenham feito..e porquê o futebol pernambucano tá tão decadente..sport e náutico ambos na série b
E o Santa serie d…chamo isso de avischando.os rivais .ou inveja mesmo..
Dois pontos:
1° O Fortaleza Esporte Clube não é para está justificando as suas qualidades, organização e seu trabalho e principalmente de outros clubes;
2° O Fortaleza Esporte Clube tem de dar explicações para os seus torcedores, que são fiéis e amantes do Clube. O maior patrimônio do Fortaleza Esporte Clube são os torcedor. Federação e outros adversários vamos esquecer.
O futebol Pernambucano já foi que o futebol cearense mas no passado agora com uma boa administração e melhora as estruturas dos times e aumentando sócios torcedores evoluímos muito e tomamos o lugar da Bahia e Pernambuco e somos atualmente o melhor futebol do nordeste ‘ o presidente da federação de Pernambuco tem razão mesmo o futebol cearense não e parâmetro para eles não agora quem e parametro dão times de segunda o e quarta divisão que e o lugar que eles estão agora
Vao tem que serem humildes se querem chegar ao patamar do futeboll cearence além estão cheios de dívidas realmente e lamentável a situação do futebol pernambucano