O Ceará conseguiu vitória importantíssima neste domingo (10/01), contra o Flamengo, no Maracanã. Em partida válida pela rodada 29 do Brasileirão Série A, os 2 a 0, com gols de Vina e Kelvyn, reabilitam o Vovô, que briga entre os dez primeiros colocados na classificação.
O próximo adversário da equipe alvinegra será o RB Bragantino, domingo (17/01), às 20h30, no Castelão. O Flamengo pega o Goiás, segunda (18/01), às 20h, em Goiânia.
O jogo
Foi o Ceará que começou melhor. Seguro na defesa e explorando o lado direito do Flamengo, Bruno Pacheco, Léo Chú e Vina mostravam agilidade e qualidade na chegada ao ataque. E foi exatamente por esse lado do campo que o primeiro gol foi construído, aos 12 minutos. Lima lançou Léo Chú, que cruzou rasteiro para a conclusão de Vina.
Apesar da maior posse de bola, o Flamengo não conseguia trabalhar de forma organizada. O Ceará, por sua vez, demonstrava maior repertório ofensivo, criando chances de ampliar. E, na defesa, segurou-se com importantes intervenções do goleiro Richard, aos 26, quando Arrascaeta finalizou perigosamente, e aos 32, após cabeceio de Gustavo Henrique.
O último lance perigoso da parte inicial saiu dos pés de Vina que,e em rápido contra-ataque, tabelou com Cléber e finalizou rasteiro à esquerda do gol de César. O primeiro tempo acabou e Rogério Ceni, pressionado no comando técnico rubro-negro, saiu para os vestiários demonstrando insatisfação.
O Flamengo voltou mais atento ao segundo tempo, ainda assim sem força para superar o bom desempenho da defesa alvinegra. Nos primeiros 10 minutos, Arrascaeta e Éverton Ribeiro finalizaram, mas sem levar perigo.
À medida em que o Ceará foi recuando suas linhas e priorizando se defender foi que o cenário começou a melhorar para o rubro-negro carioca. Num intervalo de seis minutos – 21, 23 e 27 – Pedro desperdiçou duas grandes oportunidades. Numa mandou por cima, na segunda cabeceou para grande defesa do goleiro Richard, e na terceira finalizou à direita do gol.
Rogério Ceni colocou Gabigol em campo e o jogo ganhou contornos dramáticos. A partir daí virou ataque contra defesa, com o Flamengo buscando a todo instante o gol. A tensão tomou conta do banco de reservas, a ponto de Guto Ferreira, após insistente reclamação, ser expulso pelo árbitro da partida.
No fim, valeu a raça, a competência defensiva e a efetividade do ataque do alvinegro, que num contragolpe, achou Kelvyn para fazer o gol da vitória. 2 a 0 Ceará.
Ficha técnica
Local: Maracanã, Rio de Janeiro/RJ.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior.
Assistentes: Bruno Boschilia e Sidmar dos Santos Meurer.
Quarto árbitro: Rafael Martins de Sá.
Flamengo: César; Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Bruno Henrique, Pedro. Téc.: Rogério Ceni.
Ceará: Richard; Eduardo, Tiago, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral, Lima, Vina, Léo Chú; Cléber. Téc.: Guto Ferreira.