Ceará e Fortaleza protagonizam na noite deste domingo (1º) mais um Clássico-Rei pelo Brasileirão Série A. Os rivais se enfrentam na Arena Castelão num horário pouco habitual: 20h30. A partida é válida pela 14ª rodada. Tanto o Vovô quanto o Leão estão em alta na atual edição do campeonato, mas a vantagem na tabela e no retrospecto recente em clássicos é do Tricolor.
Leia Mais: Equipes com campanhas similares à do Fortaleza classificaram para Libertadores em 8 das 10 últimas edições
+ Bruno Pacheco projeta clássico contra o Fortaleza pela Série A: “temos uma grande oportunidade”
Terceiro colocado, o Fortaleza soma 27 pontos e vem de quatro vitórias seguidas, acumulando triunfos diante de grandes clubes ao longo das rodadas. O Ceará, que vem de nove jogos sem perder, está na 7ª colocação com 19 pontos e sabe que uma vitória coloca a equipe de vez na briga pelo G6.
Nesta temporada já aconteceram cinco partidas entre as duas equipes, com três empates e duas vitórias do Fortaleza, incluindo um título cearense e uma classificação na Copa do Brasil, ambas em favor do Leão.
Ceará
Embora acumule uma sequência sem perder, o Ceará empata bastante. Além disso, o desempenho técnico em campo não vem agradando boa parte dos torcedores. Para tentar vencer e convencer, Guto Ferreira terá os retornos de Marlon e Buiú, que cumpriram suspensão pelo terceiro amarelo no último jogo. Steven Mendoza teve a pena referente à final da Copa do Nordeste convertida pelo STJD e também está liberado para atuar. Gabriel Dias, apto da mesma forma que o atacante, pode aparecer no banco de reservas caso recuperado de lesão. Luiz Otávio, que não joga há dois meses, também pode retornar neste Clássico-Rei.
“É importante vencermos o clássico. É importante para o clube, jogadores e torcedores. É claro que sempre queremos ganhar os clássicos, mas o que passou não tem mais volta. Temos uma grande oportunidade agora no final de semana para buscar a nossa vitória. O que importa é o que vem pela frente, o que passou não temos mais como recuperar.”
Bruno Pacheco, lateral do Ceará
Provável Escalação: Richard; Buiú, Messias, G. Lacerda (Luiz Otávio) e B. Pacheco; Sobral e Marlon; Lima, Jorginho e Mendoza. Cléber. Técnico: Guto Ferreira.
Ausências: Klaus (cirurgia no ombro), Oliveira (lesão púbis), Jael (suspenso), Erick (aguardando regularização).
Fortaleza
Diferentemente do rival, que teve a semana livre para treinar, o Fortaleza entrou em campo na quinta-feira pela Copa do Brasil, quando venceu o CRB de virada por 2 a 1. Mesmo com a preparação curta, o Leão vai manter a base que vem atuando nos últimos jogos, com algumas alterações. Marcelo Benevenuto volta à zaga tricolor, já que não atuou contra o time alagoano por regulamento. Felipe Alves, que ficou no banco contra o CRB, pode voltar à titularidade. Matheus Vargas também pode pintar entre os 11, assim como Wellington Paulista, autor de dois gols na quinta.
“O clássico representa não só para nós, jogadores, e sim para uma cidade inteira. A gente sabe o quanto é importante a vitória para nós, para continuar lá em cima na tabela. A gente vai lutar por isso, buscar os três pontos a todo momento. É um jogo difícil, estudado, a gente nunca sabe quem é favorito.”
Wellington Paulista, atacante do Fortaleza
Provável Escalação: Boeck (Felipe Alves); Tinga, Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Felipe, Éderson, M. Vargas e L. Crispim; Robson (W. Paulista) e David. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Arbitragem
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brígida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Rafael Traci (SC)
Transmissão
Premiere FC, TNT e Rádio Torcida K (YouTube, Site, Aplicativo próprio e RádiosNet).