Corinthians e Ceará possuem um objetivo nesta reta final de Campeonato Brasileiro: assegurar a oitava colocação e se classificar para a fase prévia da Libertadores, etapa que é anterior aos grupos. Para o Timão, é uma meta traçada desde o início da competição, mas para o alvinegro de Porangabuçu é novidade, fruto de uma campanha acima da média. O confronto direto está marcado para às 21h30, na Neo Química Arena, e será válido pela 34ª rodada.
Os dois adversários desta quarta-feira (3) possuem o mesmo número de pontos (45) e, embora o time paulista tenha um jogo a menos, o resultado positivo para o Ceará será fundamental para seguir firme nesta nova disputa dentro da Série A, já tendo assegurado a permanência e próximo também da vaga na Sul-Americana.
+ Opinião: Confrontos na capital paulista serão fundamentais para o Ceará na luta por Libertadores
+ Fernando Sobral lamenta derrota do Ceará, mas afirma: “O sonho ainda está vivo”
No primeiro turno, o Ceará venceu o Corinthians na Arena Castelão por 2 a 1. Léo Natel abriu o placar, mas o Vovô virou o jogo com Gil anotando contra e Fernando Sobral. O clube cearense tem a quarta melhor campanha fora de casa e quer fazer valer o bom retrospecto como visitante para sair com a vitória da capital paulista. O Timão vem de duas derrotas para Bahia e Bragantino e estacionou na tabela, vendo a aproximação de vários concorrentes.
Corinthians
Atual décimo colocado, o Corinthians encerrou sua preparação nesta terça-feira (2). O técnico Vagner Mancini teve a semana completa para preparar o time e conta com o retorno de vários atletas. Ramiro, Luan, Everaldo, Davó, Guilherme Vicentini e Walter tiveram um falso positivo no teste para detectar a Covid-19 e não jogaram contra o Bahia. Léo Natel e Otero estavam suspensos e também retornam neste jogo. Mesmo assim, não há garantias da onzena inicial do SCCP, pois Mancini poderá promover mudanças.
Gustavo Mosquito concedeu entrevista e falou sobre a importância do duelo: “É o jogo da vida, são confrontos diretos que a gente não pode deixar escapar esses pontos. Se a gente almeja essa Libertadores, é muito importante vencer. A meta principal agora é Libertadores, independentemente se a gente conseguir esse número de pontos ou não.”
Provável escalação: Cássio, Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo (Ramiro), Gustavo Silva, Araos (Gabriel Pereira ou Luan) e Mateus Vital (Otero); Jô (Léo Natel).
Desfalques: Jemerson (estiramento no joelho esquerdo) e Cazares (estiramento na posterior da coxa).
Ceará
A derrota para o Athletico decepcionou o torcedor, a expectativa era grande e a chance de voltar a ter um bom resultado em casa acabou não se concretizando. Desta forma, o Ceará não conseguiu se desgarrar dos outros concorrentes na briga pelo G8. Para o jogo de logo mais, Guto Ferreira terá os retornos do volante Charles e lateral-direito Eduardo, que voltam de suspensão. Bruno Pacheco não viajou e a lateral-esquerda segue sem seu titular.
Fernando Sobral falou analisou a reta final do Brasileiro e que nada está garantido: “Lógico que já conseguimos o nosso primeiro objetivo, que foi sair da zona da confusão. Mas em cinco jogos a gente também pode botar alguma coisa a perder. Estamos sentido o gostinho de algo mais, então a gente tem que brigar, se doar ao máximo para tornar esse sonho realidade junto com o torcedor que está acreditando, todos nós aqui também acreditamos”
O atacante Cléber reforçou o sentimento de decisão e da busca pela principal competição da América do Sul: “Sabemos da importância desse confronto e que não vai ser uma partida fácil. É um jogo de seis pontos e precisamos de muita concentração para sairmos de lá com os três pontos. Sonhamos sim com a Libertadores, mas nosso pensamento aqui é pensar jogo a jogo.”
Provável escalação: Richard, Samuel Xavier, Luiz Otávio, Klaus e Alyson; Fabinho, Fernando Sobral e Vina; Lima, Léo Chú e Cléber.
Desfalques: Tiago (poupado) e Bruno Pacheco (preservado por sobrecarga na musculatura anterior da coxa direita).