O Ceará venceu o Bolívar na noite desta quinta-feira (20) pelo placar de 2 a 0. A partida foi válida pela quinta rodada do Grupo C, na Sul-Americana. Voltando a jogar na Arena Castelão um dia após garantir vaga na final do Campeonato Cearense, o alvinegro conseguiu o êxito com gols de Lima e Vina.
Com o resultado, o Ceará alcançou os nove pontos e ultrapassou o Arsenal de Sarandí na tabela de classificação. Na próxima rodada o time cearense enfrenta o Jorge Wilstermann fora de casa. O duelo está marcado para a próxima quinta-feira (27), às 19h15. O Bolívar estaciona nos 6 pontos, ficando na terceira colocação.
O jogo
O Vozão iniciou o primeiro tempo buscando tomar as principais ações. A primeira oportunidade surgiu de forma tímida, com Lima em arremate de fora da área, a bola ficou fácil para o goleiro Cordano. Precisando vencer para tomar a ponta da tabela, o Ceará seguiu no campo de ataque do Bolívar. Em ótima cobrança de falta, Vina quase marcou aos 19 minutos. Logo depois, o meia lançou Gabriel Dias, que deu de cabeça para dentro da área, Messias testou firme e obrigou o goleiro do Bolívar a operar um milagre.
A equipe boliviana pouco assustava dentro da partida e, acuada no campo de defesa, continuou dando brechas para o Ceará, que cresceu. Aos 35 minutos, Lima recebeu passe de Mendoza, o camisa 45 clareou e bateu colocado, mais uma boa defesa de Cordano. Seguro atrás e se lançando à frente, o Ceará foi recompensado nos minutos finais. Lima, em jogada pela esquerda, cortou para o meio e fuzilou, abrindo o marcador.
Na segunda etapa, a equipe do Bolívar mudou a postura nos primeiros minutos. Logo aos quatro, Saavedra arriscou de longe sem sucesso. Mas o jogador voltou a assustar e deu trabalho ao goleiro Richard. Em bela jogada dentro da área, ele se livrou da marcação e chutou rasteiro, o goleiro do Vozão fez a defesa.
Buscando um novo gás, Guto Ferreira colocou em campo Yony González e Jael, aos 23 minutos. O Ceará seguiu firme na parte defensiva, dando pouco espaço para o Bolívar. Aos 37, o meia Vina entrou dentro da área e sofreu pênalti. O próprio jogador foi para a cobrança e a fez com maestria, anotando o segundo do Vozão na partida. Depois dos 45 minutos, Jorginho e Jael quase ampliaram. Durante os minutos finais, a equipe alencarina manteve a consistência e garantiu a importante vitória na rodada.
Ficha técnica
Local: Arena Castelão
Árbitro: Jose Argote (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Yackson Diaz (VEN)
Ceará: Richard; G. Dias, Messias, Luiz Otávio e B. Pacheco; Charles, Oliveira (Sobral), Lima (Saulo Mineiro); Vina (Jorginho), Mendoza (Y.González), Vizeu (Jael). Téc: Guto Ferreira
Bolívar: Cordano; Quinteros, Bejarano (J.Garcia), Guitián e Fernández; Saavedra, Justiano (Granell), Villamil e Hernán (Bruno); Ramos e Rey (Sadiku). Téc.: Natxo González.
Cartões Amarelos: Oliveira, Vina (CEA) / Villamíl, Saavedra (BOL)
Gols: Lima, Vina (CEA)
JOGO DIFICIL MAS ERAMOS SIM FAVORITO