O Ceará enfrentou o Jorge Wilstermann na noite desta quinta-feira (27) pela última rodada primeira fase da Sul-Americana, em Cochabamba. A equipe boliviana levou a melhor e venceu a partida por 1 a 0. O gol do duelo foi anotado por Pato Rodríguez e custou a eliminação do Vovô na competição continental.
Para avançar de fase na competição, o Ceará precisava superar o time do Jorge Wilstermann ou torcer por um tropeço do Arsenal de Sarandí, que jogava na Argentina contra o Bolívar. Porém, as melhores chances criadas durante todo o jogo em Cochabamba foram do adversário, que foi premiado ao final do confronto com o êxito. Com isso, o alvinegro estacionou nos nove pontos e encerrou sua participação na segunda colocação do Grupo C, uma vez que o Arsenal venceu o Bolívar por 3 a 1 e assumiu a liderança, classificando-se para as oitavas de final.
O jogo
Logo no início do primeiro tempo o Ceará já mostrou sinais de falhas na marcação, dando brechas ao adversário e ofendendo pouco no campo de ataque. A equipe do Jorge Wilstermann, mesmo na última colocação do grupo, aos poucos foi ganhando corpo e tomando conta do jogo. Arana criou a primeira chance e, na tentativa, a bola raspou a trave do Vovô. Em uma das poucas investidas do Ceará, Lima avançou pela direita aos 10 minutos, se livrou da marcação e bateu, mas o goleiro interceptou.
Aos 27 minutos Lima foi substituído por Yony González – o camisa 45 sentiu um desconforto muscular. O Ceará, que pouco assustava, ficou praticamente inoperante no ataque. O experiente brasileiro Serginho quase anotou o primeiro do Jorge Wilstermann, após uma bela chapada de fora da área. No minuto 42, antes de ir para o intervalo, Richard ainda operou grande defesa depois de Villaroel receber na área e bater cruzado.
Na volta para o segundo tempo, Guto Ferreira mudou a equipe, substituindo Jael por Saulo Mineiro. Outro que entrou na segunda etapa foi Fernando Sobral, no posto de Oliveira. Mas quem ameaçou os bolivianos foi Bruno Pacheco, logo com dois minutos, em um chute de longa distância para a defesa de Banegas. O Ceará continuou sem conseguir fazer boas investidas e variações de jogadas na partida, o que complicou atrás, pela pressão recebida.
Pato Rodriguez, atacante do Jorge Wilstermann, voltou mais arisco do intervalo. O camisa 17 percebeu que o alvinegro continuava dando espaços e, assim, o jogador executava as melhores jogadas. De tanto insistir, após nova investida pela direita, Patito clareou e bateu colocado, marcando um golaço. Na gaveta, sem chances para o goleiro Richard. Depois do gol boliviano, a equipe alencarina não teve forças para reagir e viu as chances de ir às oitavas de final acabar na altitude boliviana.
Ficha Técnica
Local: Félix Capriles
Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU/FIFA)
Assistentes: Byron Romero (EQU) e André Tola (EQU)
Jorge Wilstermann: Banegas; Añez, Ortiz, Reyes e Ballivián; Villaroel, Morales, Pato Rodríguez; Arano (L.Vargas), Serginho (A. Fernández), Osorio (G. Álvarez). Téc.: Diego Cagna.
Ceará: Richard; Gabriel Dias, Messias, Jordan e Bruno Pacheco; Charles (Marlon) e Oliveira (F.Sobral); Lima (Y.González), Vina (Jorginho) e Mendoza; Jael (S.Mineiro). Téc.: Guto Ferreira.
Cartões Amarelos: Pato Rodríguez, Reyes (J.Wilstermann); Jael (Ceará)
Gols: Pato Rodríguez (J.Wilstermann)
Comentários 1