Embalado e motivado para tentar uma vaga na fase de grupos da Libertadores, o Fluminense venceu o Ceará por 3 a 1 na noite desta segunda-feira (15), na Arena Castelão, em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão Série A. O alvinegro teve mais uma atuação decepcionante e agora acumula quatro jogos sem vencer.
Os gols foram marcados por John Kennedy, Martinelli e Samuel. Vina, de pênalti, diminuiu. O camisa 29 do Ceará chegou a 13 gols e se tornou o maior artilheiro do alvinegro em uma única edição de Série A por pontos corridos, superando os 12 tentos de Thiago Galhardo em 2019. Nesta temporada, Vinicius tem 23 gols.
Com este resultado, o Tricolor das Laranjeiras está em 5º, com 60 pontos. Enquanto isso, o Vovô segue com 46 pontos em 12º lugar. A próxima partida do alvinegro será contra o Coritiba, no Couto Pereira, no sábado (20), às 18h30. O Flu enfrenta o Santos na Vila Belmiro, no domingo (21), às 18h15.
O Jogo
A primeira chegada do Ceará aconteceu pela esquerda, o lateral Bruno Pacheco infiltrou na grande área e bateu rasteiro, o goleiro Marcos Felipe espalmou. Aos 18 minutos, Fernando Sobral bateu forte de fora da área, a bola passou à direita da meta. O goleiro fez o golpe de vista.
O alvinegro quase abriu o placar em ótima jogada de Saulo. Yago Felipe deu um passe errado e Saulo armou o contra-ataque. O atacante arrancou em velocidade pela direita e cruzou para Vina, o camisa 29 desviou e mandou para fora. O primeiro arremate do Flu veio apenas aos 30’, com Nenê mandando fraco e sem direção. A partir daí, o Tricolor das Laranjeiras tentou exercer uma pressão. John Kennedy foi acionado na esquerda, mas furou de fora bizarra.
O Ceará chegou novamente chutando de fora. Charles arrematou e Marcos Felipe salvou novamente. John Kennedy teve uma nova oportunidade e não desperdiçou: ótimo passe de Nenê, o jovem atacante apareceu livre e bateu na saída de Richard, abrindo o placar.
No começo do segundo tempo, rebatida dentro da grande área após jogada de Wescley, que entrou no intervalo. A zaga do Flu bateu cabeça e quase surgiu um gol contra. Com as mudanças de posicionamento, Vina passou a jogar mais recuado, atrás de Felipe Vizeu, com Wescley aberto na direita. O Vovô melhorou inicialmente. Entretanto, o Fluminense aproveitou outra oportunidade e ampliou: Nenê tocou de cavadinha para Egídio, o lateral cruzou para trás e Martinelli encheu o pé, Richard acabou não conseguindo defender.
Aos 24 minutos, Vina cruzou da esquerda mirando a segunda trave, Wescley apareceu por trás da zaga e cabeceou muito por cima. Do outro lado, o time carioca seguida apostando nos contra-ataques. Tentando correr atrás do prejuízo, o Ceará partiu para o ataque. Vina foi derrubado por Calegari dentro da área, o árbitro apontou a marca da cal. O próprio Vina cobrou a penalidade, o goleiro quase defendeu, mas a bola entrou, diminuindo o placar. Mas o Flu chegou ao terceiro gol na bola parada: Egídio levantou na área e Samuel cabeceou no cantinho.
Ficha Técnica
Ceará: Richard; Eduardo, Tiago (Klaus), Luiz Otávio, B. Pacheco; Fabinho, Charles (Wescley), F. Sobral (Rick); Vina, Léo Chú (Victor Jacaré) e Saulo (Vizeu).
Fluminense: M. Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro, Egidio; Martinelli (André), Yago Felipe, Nene (Hudson), L. Henrique (F. Pacheco), Lucca (Michel Araújo), J. Kennedy (Samuel).
Gols: J. Kennedy (FLU), Martinelli (FLU), Vina (CEA) e Samuel (FLU)
Cartão amarelo: Lucca (FLU), Léo Chú (CEA)
Comentários 1