A equipe Sub-17 do Ceará levantou o primeiro título da temporada no último fim de semana. Sob o comando do técnico Álvaro Martins, o Vozão bateu o Fortaleza nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal, e conquistou o título do Torneio de Desenvolvimento da CBF. A competição, disputada entre times do estado, foi uma oportunidade para o treinador rodar seu elenco e valorizar os atletas nascidos em 2005, em seu primeiro ano na categoria, como ele explica.
“Acho que esse campeonato foi importante pois demos mais espaço aos atletas que não tinham no Brasileiro. Como subimos vários jovens ao Sub-20, podemos observar melhor, dar tempo aos nascidos em 2005 e aos de 2004 que não eram protagonistas. Isso foi importante para os meninos, pois foram dois jogos bem legais”, afirmou.
O Ceará bateu o Ferroviário nas semifinais por 2 a 1 e encarou o grande rival na decisão. Além da categoria Sub-17, o time Sub-16 também entrou em campo, mas acabou derrota nas penalidades, diante do Fortaleza. Trabalhando com duas equipes, Álvaro Martins destacou o amadurecimento em relação ao Brasileirão e o aproveitamento de atletas no clube, já que alguns dos destaques do time Sub-17 já vêm sendo observados nas equipes Sub-20, Sub-23 e profissional – casos do meia David e dos atacantes Kadu, Pablo e João Victor.
“Não acho que desempenhamos muito melhor em relação ao Brasileiro, mas fizemos um jogo mais maduro, algo que fez falta durante o campeonato. O campo não era muito bom e o adversário abusou de bolas aéreas, então fomos maduros. Melhor que o desempenho é o fato de que tínhamos dois titulares nascidos em 2004 jogando contra o Flamengo no Brasileiro Sub-20, um no banco, e outro no banco do profissional. Isso aí é melhor que qualquer desempenho”, exaltou.
Depois de fechar sua participação no Brasileirão da categoria, o time sub-17 do Ceará se prepara para a sequência da temporada. Ainda sem data definida, o próximo compromisso oficial será o Campeonato Cearense. Álvaro destacou a força das equipes do estado, mas colocou o Vozão na briga pelo título: “No restante da temporada temos o Estadual. A expectativa é boa, vimos equipes fortes nesse campeonato, como Ferroviário, Juazeiro, Floresta. Temos essa dificuldade acrescida de cinco atletas nascidos em 2004 no Sub-20, Sub-23 e profissional. Mas vamos tentar ser campeões e buscar a vaga na Copa do Brasil”.