Ceará e Grêmio fazem, nesta quarta-feira (27), às 17h, na Arena do Grêmio, o segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Na primeira partida, o time Cearense venceu o Tricolor Gaúcho por 2 a 1, em Fortaleza, e joga por um simples empate para conquistar o título da Competição. Já o Grêmio precisa vencer o Vovô por dois gols de diferença para ficar com a taça no tempo normal. Vitória gaúcha por um gol de diferença leva a partida para os penaltis.
Atual campeão do Torneio, o Ceará viveu altos e baixos na campanha até a decisão. O Vovô encarou uma primeira fase difícil, onde só conseguiu se classificar na última rodada e graças a tropeços de concorrentes.
Na fase seguinte, o Alvinegro teve vida mais tranquila e se classificou com antecedência em um grupo que tinha Figueirense, Corinthians e o próprio Grêmio. Aliás, nesta fase, Ceará e Grêmio haviam se enfrentado por duas vezes, com uma vitória por 2 a 0 para cada lado.
Nas semifinais, foi a vez do Ceará encarar seu arquirrival, o Fortaleza, que era favorito ao título e tinha os rótulos de único invicto, melhor campanha da competição, melhor defesa e melhor ataque. O Vovô ignorou o favoritismo do Leão, venceu a primeira partida por 1 a 0 e empatou a segunda em 0 a 0, conseguindo a classificação para a decisão.
Para o jogo desta quarta, o técnico Daniel Azambuja não terá o volante William Oliveira, que viajou com o time profissional para Salvador, onde enfrenta o Bahia. Por outro lado, nomes como os de Pedro Naressi, volante com ampla experiência no time profissional, e o garoto João Victor, jovem promessa que chegou a ter oportunidade na equipe profissional alvinegra, estão entre os relacionados para o jogo. Além deles, o atacante Jacaré, que está de volta aos gramados após 7 meses parado por conta de uma cirurgia no joelho, foi relacionado para a partida e pode ser a surpresa no time titular.
Caso conquiste o segundo título, o Ceará se igualará ao Internacional como o maior campeão do Torneio, com dois títulos cada.