A competição é longa, desgastante e muito pode mudar em 38 rodadas. Mas até aqui o Fortaleza tem justificado a atual posição de líder do Brasileirão Série A. Em dois jogos, foram duas vitórias contundentes contra dois postulantes ao título, sete gols marcados – melhor ataque – e apenas dois sofridos. E grande parcela desse sucesso pode ser creditado ao técnico Juan Pablo Vojvoda que, por sinal, é o estrangeiro com melhor desempenho no futebol brasileiro em 2021.
+ Jogo do Brasil na Copa América faz partida entre Fortaleza e Sport ter horário alterado
No Fortaleza há menos de um mês, Vojvoda ainda não sabe o que é perder no comando do Leão. Em oito jogos até aqui, foram sete vitórias acumuladas e um empate. 91,6% de aproveitamento. Um trabalho quase impecável, que vem encantando tanto pela intensidade do time em campo quanto pelo número de gols marcados desde que assumiu a equipe. Incríveis 28 gols nesse recorte.
Na segunda posição entre os treinadores gringos aparece o português António Oliveira, no comando do Athletico Paranaense. Desde que assumiu o time, conquistou 10 vitórias, um empate e perdeu dois jogos. O argentino Hernán Crespo, do São Paulo, ocupa a terceira posição com 15 vitórias, sete empates e quatro derrotas.
Abel Ferreira está há mais tempo no comando do Palmeiras e é o quatro em aproveitamento. Em 28 jogos, o técnico português acumulou 16 vitórias, cinco empates e sofreu sete derrotas. Quem fecha o top 5 é o espanhol Miguel Ángel Ramirez, do Internacional. Em 20 jogos no comando colorado, conquistou 10 vitórias, quatro empates e saiu derrotado em seis derrotas.
Técnicos estrangeiros da Série A em 2021:
Juan Pablo Vojvoda: 8 jogos (7v/1e) – 91,6% de aproveitamento
António Oliveira: 13 jogos (10v/1e/2d) – 79,5% de aproveitamento
Hernán Crespo: 25 jogos (14v/7e/4d) – 65,3% de aproveitamento
Abel Ferreira: 28 jogos (16v/5e/7d) – 63,1% de aproveitamento
Miguel Ángel Ramírez: 20 jogos (10v/4e/6d) – 56,7% de aproveitamento