O Campeonato Brasileiro está entrando na reta final e cada rodada pode deixar as equipes mais próximas ou mais distantes de seus objetivos. No que diz respeito aos clubes cearenses, o Ceará quer aproveitar a boa fase para dar um “sprint” final e conseguir beliscar uma vaga na Taça Libertadores. Já o Tricolor passa por momento exatamente oposto. Em má fase no Torneio, o Leão precisa voltar a vencer para não ver a vaga para a principal competição da América do Sul escapar entre seus dedos. O Portal Torcida K fez uma projeção do que de melhor é de pior pode acontecer para cada clube nesta trigésima terceira rodada.
Ceará
Embalado pela vitória no último clássico e com 4 triunfos nas últimas 5 partidas, o Ceará está na décima colocação na tabela e pode dar um bom salto para entrar na zona de classificação para a Libertadores.
Uma vitória alvinegra neste sábado (20), contra o Atlético-GO, fora de casa, pode levar o Vovô à sétima colocação. Para isso, o time cearense, que tem 45 pontos e pode ir a 48, precisa torcer por dois resultados fora seu próprio jogo: uma vitória do Flamengo sobre o Inter (47 pontos), no Beira Rio, também no sábado, e empate no jogo entre Fluminense e América-MG (ambos com 45 pontos) domingo (21), no Maracanã.
Caso empate com o Dragão, o Vovô pode, ainda assim, ganhar uma posição e ir para o nono lugar. Basta que haja um vencedor no duelo do Flu contra o Coelho.
Já uma derrota para os goianos pode fazer o Ceará perder até duas posições. Para isso, o Santos (42 pontos) precisaria vencer o Corinthians e o Cuiabá (42 pontos) derrotar o Bahia fora de casa, domingo, de forma a ultrapassar o saldo do time alvinegro. Atualmente, o Ceará tem dois gols de saldo enquanto o Dourado tem um gol negativo.
Fortaleza
O Fortaleza busca se recuperar da goleada sofrida pelo Ceará e enfrenta, em casa, um Palmeiras provavelmente sem seus principais jogadores. Na sexta posição, com 49 pontos, partida pode levar o time cearense de volta ao G-4 ou deixá-lo bastante ameaçado de sair da zona de classificação para a Taça Libertadores.
Caso vença o duelo diante do time paulista, o Tricolor pode voltar para a quarta colocação. Para que isso seja possível, basta apenas que o Corinthians (50 pontos) não vença o clássico diante do Santos, já que o Bragantino (52 pontos) já fez seu jogo na rodada e seria superado pelo Tricolor no número de vitórias. Caso o Leão empate com o Verdão, terá de torcer por derrota do corintiana para subir para a quinta colocação.
Já se perder para o time de Abel Ferreira, o Leão pode cair apenas uma posição, para o Inter, que tem 47 pontos e, se vencer, irá a 50. Entretanto, o Tricolor pode ver dois concorrentes encostarem e ficarem a apenas 1 ponto de distância. Isso acontecerá se o Ceará vencer o Atlético-GO fora de casa e se houver um vencedor no confronto entre Fluminense e América-MG. As 3 equipes tem, atualmente, 45 pontos ganhos.