A rodada do final de semana pode fazer os clubes cearenses darem grandes saltos rumo aos seus objetivos ou até mesmo deixar ligado o sinal de alerta na tabela.
Pela Série A, o Fortaleza, 3º colocado com 33 pontos, pode alcançar a vice-liderança da Competição, caso haja uma “rodada dos sonhos” para a equipe. Mas, caso o contrário aconteça, o Leão pode, inclusive, cair para a quinta colocação na classificação. O Tricolor encara, no Castelão, domingo (12), às 16h, o Atlético-MG, líder do torneio.
Já o Ceará pode ter uma oscilação ainda maior. Na 10º posição com 24 pontos, o Vovô pode chegar ao 7° lugar e ficar batendo na porta do G-6, caso a melhor projeção possível ocorra. Porém, em caso de derrota, o pior cenário – que, sim, é improvável, mas matematicamente possível – pode deixar o Vovô na 15ª posição na tabela. O adversário do Alvinegro nesta rodada é o Grêmio, no domingo, às 11h, na Arena do Grêmio.
As projeções também foram feitas para os dois representantes cearenses na Série C. O Ferroviário, 6º na tabela com 20 pontos, luta desesperadamente para reencontrar as vitórias e voltar ao G-4 da competição, e pode conseguir este objetivo, caso aconteça o melhor cenário. Já uma derrota Coral junto a uma combinação desfavorável de resultados pode deixar o Peixe no sétimo lugar e praticamente sem chances de classificação. O Tubarão enfrenta o Paysandu, nesta segunda-feira, às 15h, no estádio Franzé Moris, em Itaitinga.
Quem pode se livrar, matematicamente, do rebaixamento nesta rodada é o Floresta. O Lobo da Vila, que está na 8ª posição com 16 pontos ganhos, precisa vencer a Tombense fora de casa, neste domingo, às 11h, e contar com tropeços de Jacuipense e Santa Cruz para que isto seja possível. Porém, em caso de derrota do Verdão e vitória dos dois concorrentes, a equipe da Vila Manuel Sátiro permanecerá ameaçada de rebaixamento por, pelo menos, mais uma rodada.
Confira abaixo os melhores e os piores cenários possíveis para os clubes cearenses nesta rodada:
Fortaleza
Melhor cenário: Para o Tricolor o melhor cenário possível é, obviamente, uma vitória sobre o Galo e uma derrota do Palmeiras para o Flamengo, em jogo a ser disputado neste domingo, às 16h, no Alianz Parque. Com isso, o Tricolor de Aço assumiria a vice-liderança da competição com 36 pontos, contra 35 do time paulista. Um empate entre rubronegros e alviverdes também nao seria um mau negócio para o Leão. Apesar de que não poderia assumir a vice-liderança, o Fortaleza ficaria empatado com o Palmeiras em número de pontos e ampliaria a vantagem para o Flamengo de 2 para 4 pontos.
Pior cenário: Se uma vitória pode fazer o Fortaleza subir para a vice-liderança do Brasileirão, uma derrota pode provocar a queda de duas posições da equipe cearense. Caso os comandados de Juan Pablo Vojvoda percam para o Galo e Flamengo e Bragantino vençam suas partidas, o Leão cairia para o quinto lugar. O Massa Bruta joga, em casa, contra a lanterna, Chapecoense, nesta sábado (11), às 19h.
Ceará:
Melhor cenário: Uma vitória do Alvinegro diante do Grêmio fora de casa pode fazer o Vovô pegar o elevador e subir 3 posições na tabela. Para que isso aconteça, é preciso que o Fluminense não vença, em casa, no domingo, às 20h30, o São Paulo; que o Athletico-PR não vença o América-MG neste sábado, às 16, na Arena Independência e que o Atlético-GO não vença o Corinthians, domingo, às 18h15, no Serra Dourada. Neste jogo, inclusive, o melhor resultado para o Vovô seria um empate, pois, caso vença o Grêmio, além de passar do Dragão, o Alvinegro reduziria sua distância para o Corinthians, que, atualmente, é de 4 pontos, para apenas 2. O Timão abre o G-6 da Competição.
Pior cenário: o pior cenário para o Alvinegro é bastante improvável, convenhamos. Porém, precisamos levar em consideração que a projeção é, matematicamente, possível. Uma derrota para o Grêmio poderia custar ao Vozâo 4 posições e empurrar o Ceará para o 15° lugar. Para que isso aconteça, seria preciso o Vovô perder por 6 gols de diferença para o time gaúcho, de início. Além da derrota, a seguinte combinação de resultados teria de ocorrer:
- Empate entre Cuiabá e Juventude, sábado, às 17h, no estádio Alfredo Jaconi;
- Empate ou vitória do Inter, contra o Sport, segunda-feira (13), às 20h, na Ilha do Retiro;
- Que haja um vencedor no jogo entre Santos e Bahia, sábado, 21h, na Vila Belmiro;
- Vitória do São Paulo, diante do Fluminense.
Ferroviário
Melhor cenário: vitória do Peixe sobre o Papão pode recolocar a equipe cearense de volta ao G-4, na quarta colocação. Para isso, além do triunfo Coral, seria preciso o Botafogo-PB perder para o Manaus, fora de casa, no domingo, às 16h e o Volta Redonda perder, fora de casa, para a Jacuipense, neste sábado, às 21h. Ainda há um improvável cenário onde o Ferrão ainda alcançaria a terceira colocação na rodada. Basta que, além dos resultados já citados, a Tombense perca, domingo, às 11, em casa, para o Floresta de um modo que a diferença de 9 gols de saldo entre o Ferroviário e a equipe mineira seja zerada. Um exemplo seria o Ferrão vencer o Paysandu por 5 a 0 e a Tombense perder por 5 a 0 para o Lobo.
Pior cenário: uma derrota do time da Barra do Ceará pode deixar a equipe na sétima colocação, a 5 pontos de distância do G-4 e praticamente eliminada da Competição. Isso acontece caso o time perca para o Paysandu e ocorram os seguintes resultados:
- Vitória do Botafogo-PB sobre o Manaus;
- Vitória do Volta redonda sobre a Jacuipense;
- Vitória da Tombense sobre o Floresta;
- Vitória do Altos sobre o Santa Cruz, sábado, às 17h, no Arruda.
Floresta
Melhor cenário: o Verdão pode se livrar, matematicamente, do rebaixamento, nesta rodada. Para que isso aconteça, é preciso, além de uma vitória fora de casa contra a Tombense, que a Jacuipense perca seu jogo para o Voltaço e que o Santa Cruz não consiga derrotar o Altos. Isso levaria a equipe para 19 pontos e não permitira que ela fosse alcançada pelos seus dois concorrentes diretos faltando apenas duas rodadas.
Pior cenário: caso seja derrotado, o Lobo da Vila seguirá correndo série risco de cair para a Série D se a Jacuipense e o Santa Cruz vencerem seus jogos. Com isso, o time da Vila Manuel Sátiro ficaria a um ponto da zona e a dois pontos da lanterna do grupo, com duas rodadas a serem disputadas.
Guarany e Atlético, representantes do Estado na Série D estão disputando fases de mata-mata, por isso não entraram na projeção.