Faltando quatro rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, os torcedores de Ceará e Fortaleza já começam a consultar a calculadora para ver as chances de seus times conseguirem uma inédita classificação para a Taça Libertadores da América. Com 52 pontos e na quarta colocação, o Tricolor está mais próximo de alcançar este sonho; já o Ceará, com 46 e em nono, terá uma caminhada um pouco mais difícil mas está vivo na luta por esta façanha.
Com a final brasileira na Taça Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, além da decisão da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Athletico-PR, times que, à exceção do Furacão, estão no topo da tabela do Brasileirão e ganharão o direito de disputar a Libertadores caso vençam os referidos torneios (Athletico-PR não está entre os primeiros colocados mas já se garantiu na competição por vencer a Copa Sul-Americana) já é praticamente certo que teremos um G-8 para a Taça Libertadores, via Campeonato Brasileiro. Há ainda, uma remotíssima chance do G-8 se tornar G-9, mas, para isso, o Athletico, hoje em décimo terceiro lugar com 41 pontos teria de chegar à oitava colocação, posição hoje ocupada pelo Internacional, com 47 pontos.
O site “Chance de Gol”, página especializada em projeções estatísticas de competições futebolísticas, fez uma série de análises para projetar as chances dos times do Campeonato Brasileiro com G-8 e também com as remotas probabilidades de G-6, G-7 e G-9.
Probabilidade com G-6
Em uma projeção de G-6, ou seja, com o campeão da Copa do Brasil, da Libertadores e o Athletico-PR todos fora dos primeiros colocados do Brasileirão, o Vovô teria pouquíssimas chances de ir à maior competição internacional do continente. De acordo com o site, o Alvinegro teria apenas 1,7% de chance de classificação. Já o Fortaleza, neste contexto, tem 87,7% de chances.
Probabilidade com G-7
Em uma condição de G-7, isto é, se, dentre o campeão da Copa do Brasil, campeão da Taça Libertadores e o Athletico-PR, apenas um figurasse entre os primeiros colocados do Brasileirão, as chances de ambos os cearenses aumentariam um pouco. O Ceará passaria a ter, segundo o site, 7,2% de chances, enquanto o Leão iria a 96,5% de chances.
Probabilidade com G-8
A mais provável situação é a formação de um G-8, ou seja, dentre o Campeão da Copa do Brasil, Campeão da Libertadores e Athletico-PR, dois figurarem entre os primeiros colocados. Nesta conjectura, as possibilidades alvinegras de debutar na Libertadores saltariam para 19,5% ao passo de que o Tricolor de Aço atingiria 99,94% de chances.
Probabilidade com G-9
Já no caso de G-9, com campeão da Copa do Brasil, campeão da Libertadores e Athletico-PR todos entre as primeiras colocações na tabela do Brasileirão, o Ceará tem, de acordo com o Chance de Gol, 37% de possibilidade de classificação. O Fortaleza, por sua vez, permaneceria com as chances que tem em caso de G-8, ou seja, 99,94% de chance.
Probabilidade absoluta
O site também projeta uma probabilidade absoluta, considerando a soma dos contextos, de classificação de cada equipe para a Libertadores. O Ceará tem, no geral, 20,1% de chances de classificação para o Torneio, enquanto o Tricolor tem 99,5% de chances absolutas de alcançar o inédito feito para o nosso futebol.
Jogos restantes para os times cearenses:
CEARÁ
Corinthians (C)
Flamengo (F)
América-MG (C)
Palmeiras (F)
FORTALEZA
Santos (F)
Juventude (C)
Cuiabá (F)
Bahia (C)
Confrontos restantes que podem ajudar Ceará e Fortaleza
Bragantino x Internacional
Bragantino x América-MG
Fluminense x Internacional
Internacional x Bragantino
Comments 1