Dois jogos aconteceram na tarde desta quarta-feira (28), pela penúltima rodada do Campeonato Cearense Série B. No estádio Raimundo de Oliveira, em Caucaia, o União venceu o Itapipoca por 1×0 e deixou a zona do rebaixamento. Já o Floresta entrou na zona de degola ao empatar com o Cariri por 2×2, no estádio Domingão, em Horizonte.
O União precisava da vitória contra o Garoto Travesso e de um tropeço do Floresta para sair do Z-2 da competição. O time de Brejo Santo pressionou o adversário até que Diego, aos 49 minutos do primeiro tempo, aproveitou cruzamento de esquerda e, de cabeça, deu a vitória para a equipe. Com o resultado, o time chega a 8 pontos ganhos e deixa a zona do rebaixamento, ocupando agora a 8ª colocação. O resultado, porém, rebaixou matematicamente o Pacatuba. Também com 8 pontos está o Itapipoca, que leva vantagem no saldo de gols e aparece em 7º.
Se o União precisava do tropeço do Floresta diante do Cariri, ele veio. O Lobo da Vila até utilizou jogadores acostumados a atuar pelo time principal, como Deysinho, Renê e Paulo Vyctor, mas os reforços não foram suficientes para que o time da Vila Manoel Sátiro saísse com a vitória e o placar ficou no 2×2. O resultado colocou o Floresta na zona de rebaixamento e eliminou, matematicamente, o Cariri da briga pelo acesso.
No próximo domingo (1º), 15h30, no estádio Domingão, Floresta e União fazem o jogo que definirá o segundo rebaixado do campeonato. O Time de Brejo Santo joga por um empate. Vitória simples do Floresta livra o Verdão da Série C Cearense.
Complemento da rodada pode definir acessos de Maracanã e Iguatu
Se a quarta-feira definiu um rebaixamento, a quinta-feira (29) pode definir os dois acessos. Líder da competição, o Maracanã recebe o Maranguape no estádio Raimundo de Oliveira, às 15h30. Um vitória simples do time de Maracanaú garante o acesso da equipe à primeira divisão do Campeonato Cearense.
Outro que pode conseguir o acesso nesta quinta é o Iguatu. O Azulão encara o Horizonte, também às 15h30, no estádio Domingão, precisando vencer o Galo do Tabuleiro e torcer para que o Maranguape não vença o Maracanã. Assim, o time da região Centro-Sul irá comemorar, de forma antecipada, a volta à elite do Campeonato Cearense.