Coluna Camisa Clássica – por Junior Ribeiro
Não é segredo que Vina é o principal jogador do Ceará nesta temporada. O meia-atacante de 29 anos vem se destacando no Brasileirão, tem números expressivos, acumula boas atuações e caiu nas graças da torcida, que já pede sua renovação nas redes sociais. Seu contrato vai até dezembro de 2021 e um novo acordo estendendo o tempo de vínculo garantirá retorno esportivo e, futuramente, retorno financeiro.
Então conhecido como Vinicius Goes, o atleta chegou ao alvinegro em janeiro passado, vindo do Atlético-MG. Naquele momento, os nomes recém chegados que chamavam mais atenção eram o goleiro Fernando Prass e o atacante Rafael Sobis. Porém, após um ano, Vina alcançou status importante, como um dos melhores meias do futebol brasileiro. O aplicativo SofaScore, inclusive, apontou o camisa 29 do Ceará como a principal contratação do futebol nacional em 2020, a frente de Luciano, do São Paulo, Diego Souza, do Grêmio, Keno, do Atlético-MG, e outros.
São 19 gols marcados na atual temporada, sendo nove no Brasileirão. Restando ainda algumas rodadas, Vina pode superar Thiago Galhardo como maior artilheiro do Ceará em uma única edição de Série A. O atual atacante do Internacional somou 12 tentos pelo alvinegro em 2019. A contratação de Vinícius, inclusive, aconteceu para suprir a ausência de Galhardo. E ele não deixou a desejar.
Com esses números e sendo peça fundamental para a equipe, a diretoria apresentou um projeto de renovação para o jogador. Aos 29 anos, Vina comentou em entrevista coletiva que tem conversado sobre o assunto e que precisa tomar a melhor decisão para seu futuro, relembrando que possui o desejo de atuar fora do país. Entretanto, ele sabe que é tentador permanecer em um clube como o Ceará e aumentar ainda mais o seu status como ídolo, o “fazer história”, como bem pontuou na coletiva.
Os próximos passos desta negociação se darão de acordo com o movimento de outras peças neste tabuleiro de xadrez, seja de clubes nacionais, propostas de fora do país ou até uma contraproposta do próprio jogador. O Ceará já fez o seu movimento. O novo acordo prevê extensão do tempo de contrato, aumento de salário e aumento da multa rescisória. Vina é um jogador que se valorizou e o acerto deste novo contrato traria segurança ao clube quanto a um retorno financeiro maior em caso de negociação.
A temporada 2021 deve ser encarada como a oportunidade de se consolidar de vez como time de Série A, a normalização da participação na elite do Brasileiro. Entrar com aspirações de Sul-Americana desde o início e manter um ritmo distante da “zona da confusão”. É algo possível, sim. Neste momento, a equipe torce por um G-8 tendo chances interessantes de sonhar até com pré-Libertadores. E a permanência de Vina se torna fundamental para este planejamento esportivo e de resultados para a próxima temporada, onde o clube buscará o título cearense e uma nova conquista do Nordeste.
*Essa coluna é publicada às sextas-feiras
Comentários 2