Diferente do habitual, o Fortaleza não escalou um jogador para conceder entrevista coletiva. Desta vez, foi o preparador físico Adrián Vaccarini quem respondeu perguntas dos cronistas. Em pauta, as condições físicas dos jogadores e os métodos de treinamento. O profissional, ex-seleção do Peru, comentou sobre estes aspectos.
“No caso do Benevenuto, foi diferente, ele estava sem sintomas, o departamento médico fez avaliações e nos autorizou a fazer treinamentos. Fizemos quatro treinamentos com ele, domingo demos folga e ontem ele treinou. Entendo que ele ficou um tempo sem treinar, mas já são quatro dias de adaptação e uma semana completa para ele treinar, então está sem problemas para jogar”, disse argentino sobre o zagueiro Benevenuto, que testou positivo para a Covid-19, mas por estar assintomático vinha treinando em isolamento.
A respeito da condição física dos novos reforços, Vaccarini relatou: “Todos estão prontos para fazer o que o jogo demanda e o que a comissão pede. O Lucas Lima vinha treinando e Valentín Depietri não, então o argentino teve uma etapa de preparação geral primeiramente e depois se juntou ao resto do grupo. Edinho fez algo similar, mas hoje estão todos em condições de jogo.”
O Fortaleza se reapresentou na terça e continua com os trabalhos nesta quarta-feira (8), no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici. O grupo de jogadores segue com a preparação de olho no jogo contra o Atlético/MG, às 16h, no Castelão. O Leão é o terceiro colocado com 33 pontos.
“Uma coisa é intensidade e outra coisa é densidade. Densidade é a pausa que tenho entre um esforço e outro. O que tentamos fazer é treinar em tempos determinados, por exemplo, se vamos fazer 6 mil metros em 75 minutos, é muito diferente de fazer isso em 50 minutos”, o profissional continuou explicando a questão da densidade: “Há estudos que mostram que nos últimos dez anos o tempo real de jogo, em que realmente se joga, baixou. Hoje, pelo que temos, está entre 41 e 58 minutos reais, o resto é pausa. Então tenho que preparar o jogador para esse tempo.”