O Campeonato Cearense já encerrou para algumas equipes, mas os bastidores seguem a todo vapor. E a mais nova informação é que o Icasa poderá ser rebaixado para a Série B de 2023. Nesta segunda-feira (21), o Atlético Cearense entrou com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), em que denuncia a escalação irregular do atleta Leandro Mendes na última partida da primeira fase, contra o Iguatu.
De acordo com as súmulas dos jogos da etapa inicial do Campeonato Cearense, três cartões amarelos foram aplicados a Leandro Mendes nas rodadas 8, 12 e 13 rodadas, isto é, ele não poderia jogar na 14ª rodada. Entretanto, o jogador foi escalado e atuou durante os 90 minutos do empate diante do Azulão do Centro-Sul.
+ Revista do Esporte destaca quartas de final do Cearense e entrevista Washington Luiz, treinador do Iguatu
+ Iguatu empata e se junta ao Pacajus nas quartas de final; veja o resumo da 14ª rodada do Cearense
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena para esse tipo de irregularidade é de perda de três pontos e uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil para o clube que escalou o atleta de forma irregular. Além disso, os pontos eventualmente conquistados na partida em que o atleta atuou – no caso, 1 – não serão computados.
Com isso, caso o Icasa seja punido, ficará com 12 pontos, um a menos que o Atlético e será rebaixado para a Série B Cearense.
Nas redes sociais, o Icasa lançou nota afirmando: “A diretoria da A. D. R. C. Icasa comunica que está apurando internamente as notícias de uma possível irregularidade na escalação de um dos nossos atletas. Aguardamos ainda um posicionamento oficial da Federação Cearense de Futebol e confiamos na lisura da competição.”