Luiz Altamir é natural de Boa Vista/RR, mas representa o estado do Ceará. Nesta terça-feira (20), o atleta de 24 anos conquistou uma vaga olímpica depois de ter bom desempenho na Seletiva Olímpica de Natação, no Parque Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Ele vai representar o Brasil no revezamento 4x100m ao lado de Fernando Scheffer, Breno Correia e Murilo Sartori.
Altamir disputará uma Olimpíada pela segunda vez de olho no primeiro pódio. A estreia foi em 2016, nos 4×100 dos Jogos do Rio, mas não obteve medalha. Em 2018, na mesma prova, ele participou de um feito histórico ao ser campeão do Mundial de piscina curta (25m) de Hangzhou, na China, um recorde.
Atualmente entre os principais nomes da natação brasileira, o atleta radicado no Ceará tem acumulado conquistas importantes. Em 2019, no Pan-Americano de Lima, no Peru, faturou três medalhas: ouro nos 4x200m livre, prata no 4x100m medley e bronze nos 400m livre. Foi a melhor participação da história da natação brasileira em Jogos Pan-Americanos.