Morreu, na manhã desta quarta-feira (24), em decorrência de uma parada cardíaca, o cearense Aécio de Borba Vasconcelos, um dos esportistas mais notáveis do Brasil. Aécio foi fundador e primeiro presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), de 1979 a 2014, período em que a Seleção Brasileira conquistou sete títulos mundiais.
Além de homem do esporte, Aécio também foi agropecuarista e político, sendo vice-prefeito de Fortaleza, deputado estadual e deputado federal. Devido às restrições da pandemia, a cerimônia de despedida será restrita aos familiares.
Na carreira política, foi vice-prefeito de Fortaleza entre 1959 e 1962. Em seguida, foi eleito Deputado Estadual, onde ficou no cargo até 1967. Entre 1983 e 1998 foi Deputado Federal pelo Estado do Ceará. Foi homenageado pela Prefeitura de Fortaleza ao ter seu nome em um ginásio destinado ao futsal, inaugurado em 17 de outubro de 1982.
Fundador da Confederação Brasileira de Futsal, esteve presidente da entidade entre 1979 e 2014, quando renunciou ao cargo por conta de reprovação nas contas e outras polêmicas. Entretanto, foi durante a gestão de Aécio de Borba Vasconcelos que o futsal brasileiro viveu seus grandes momentos, tanto em disputas envolvendo seleções quanto por clubes. O Brasil conquistou cinco títulos chancelados pela Fifa e outros dois mundiais pela FIFUSA.
Nota da CBFS
É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do Ex-Presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o Dr. Aécio de Borba Vasconcelos, na data de hoje (24/03/2021).
Nascido em Fortaleza, Ceará, no 6 de abril de 1931, o Ex-Presidente Aécio ficou à frente da instituição desde a sua fundação em 1979 até 2014. Aécio foi advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo além de político (Deputado Estadual, Federal e Vice-Prefeito de Fortaleza). Seu falecimento se deu devido a causas naturais, o Presidente da CBFS, Marcos Madeira decreta Luto Oficial de 03 (três) dias, e em nome da instituição estende as mais sinceras condolências à família e amigos do Ex-Presidente.