A CBF enviou um ofício para as federações estaduais liberando a presença de público nos jogos do Brasileirão Série D a partir das oitavas de final. A entidade máxima do futebol brasileiro apontou que, para ter torcida nos estádios, os clubes envolvidos deverão ter a autorização dos órgãos competentes, sendo eles dos Estados e dos Municípios.
O documento afirma que, para manter o equilíbrio, o público só estará presente se houver consenso para liberação na ida e na volta. Os times envolvidos devem comunicar formalmente à CBF, com prazo de até 72 horas antes do jogo, se poderão receber público em seus jogos e qual será a capacidade.
Diante deste cenário, Guarany de Sobral e Campinense divergem sobre a presença ou não de público. O prazo para a confirmação do público será na tarde desta quarta-feira (22), às 16h, respeitando as 72h impostas pela CBF neste caso. Sem o consenso, os duelos de ida e volta devem acontecer sem público.
“Em resposta ao ofício da CBF nº 3729/2021 viemos por meio deste informar (dentro do prazo estabelecido) à Federação Cearense de Futebol, que informe à CBF/DCO, não está liberado a presença de público no estádio Plácido Aderaldo Castelo (Junco) conforme decreto da Prefeitura Municipal de Sobral e oficio da Secretaria Municipal de Esporte, em anexo, Portanto, no sentido da isonomia, não concordamos com a presença de público na cidade de Campina Grande pela a partida de IDA, no dia 25/09/2021 válida pelas oitavas de finais do Campeonato Brasileiro Série D de 2021”
Guarany de Sobral, em nota enviada à FCF
Ao longo da semana, a diretoria do Campinense se movimentou para tentar liberar a presença de torcedores no jogo de ida. Porém, apesar da liberação de acordo com o decreto de Campina Grande, que permite até 15% de público em estádios de futebol, o clube esbarra nas medidas estaduais. O Estádio Amigão pertence justamente ao Governo da Paraíba. É esperada uma flexibilização no próximo decreto.
Vimos, por meio deste, em atenção a solicitação feita pelo Guarany Sporting Club, referente a possibilidade da presença de público nos jogos do Campeonato Brasileiro Série D – 2021, informar a vedação disposta no Decreto Municipal nº 2,752, publicado no Diário Oficial do Município no dia 20 de setembro de 2021. Vejamos: Art. 9º. Os treinos, as provas e os jogos de competições esportivas, individuais ou coletivas, estão autorizados, desde que sem a presença de público, respeitadas todas as medidas sanitárias estabelecidas em protocolo sanitário.
Nota da da Secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Sobral
O jogo de ida entre Campinense e Guarany de Sobral, no Amigão, acontecerá no sábado (25), às 16h. Confira abaixo as notas oficiais.
Leia mais: Camilo Santana libera evento-teste com 10% de público na Arena Castelão