A tarde deste domingo, 10 de janeiro de 2021, certamente ficará marcada na história do Floresta Esporte Clube e do futebol cearense. Pela primeira vez, o Verdão da Vila Manoel Sátiro disputará a Série C do Campeonato Brasileiro. A conquista se deu após a equipe cearense conseguir um empate contra o América em plena Arena Dunas, em Natal, por 1 a 1. Semana passada, o Verdão já havia vencido o time natalense por 2 a 0, na Arena Castelão.
Além do acesso, o time cearense está na semifinal da Série D e continua na disputa pelo título da competição para o feito do Guarany de Sobral, em 2010, e do Ferroviário, em 2018. Encerrada a fase quartas de final, além do Floresta, estão classificados à Terceirona este ano: Mirassol/SP, Altos/PI e Novorizontino/SP, adversário da equipe cearense na semi. Data e horário ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Podendo perder por até 1 a 0 que já estaria classificado, o Floresta entrou em campo com uma postura mais defensiva, em que diminuía os espaços do América e explorava os contra-ataques para tentar aumentar a vantagem. No entanto, quem marcou primeiro foi a equipe natalense. Wallace Pernambucano, ex-Ceará, abriu o placar aos 43 minutos do primeiro tempo.
O gol motivou mais ainda o “Mecão” na busca pelo segundo gol, que levaria o jogo que revelou um dos classificados à próxima fase para a decisão por pênaltis. Enquanto isso, o Floresta aguentava firme e esperava uma chance para empatar. O que aconteceu aos 39 minutos, quando Núbio Flávio aproveitou o rebote e igualou o marcador, decretando a subida do Verdão.
Quem também pode lucrar com o acesso do Floresta é o Pacajus. O Cacique do Vale do Caju pode herdar a vaga da equipe alviverde na Série D nacional. Para isso, Ceará e Fortaleza precisam se manter na Série A. Caso isso se concretize, a Federação Cearense de Futebol (FCF) sobe no Ranking Nacional de Federações, da CBF, o que rende à Mentora mais uma vaga na Série D.