Cearenses e baianos começam a definir neste sábado (24), na Arena Castelão, quem fica no topo do futebol nordestino em 2021. Em duas semifinais, Ceará, Vitória, Fortaleza e Bahia medem forças por um lugar na grande decisão da Copa do Nordeste, a maior competição regional do país. Nos dois últimos anos, Fortaleza e Ceará ficaram com a taça.
No jogo das 20h30, o Tricolor do Pici encara o Tricolor de Aço, o Bahia, em jogo que tem tudo para ser um grande duelo. Se o Fortaleza é dono da melhor campanha do Nordestão até aqui e de uma das defesas mais sólidas, com destaque para o goleiro Felipe Alves, o Bahia possui o melhor ataque da competição, com 20 gols marcados, e tem a seu favor o artilheiro Gilberto.
As semifinais serão disputadas em jogo único, o que aumenta ainda mais a tensão do confronto. Quem vencer, avança para a final. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.
+ Valendo milhões: Ceará e Fortaleza se enfrentam em confronto inédito pela Copa do Brasil
+ Copa do Nordeste: terceiro confronto em dois meses, semifinal aquece rivalidade entre Bahia e Fortaleza
Fortaleza
O Fortaleza teve uma semana livre para treinar desde quando eliminou o CSA nas quartas de final. Dono da melhor campanha da Copa do Nordeste, o Tricolor do Pici vem de cinco vitórias seguidas na temporada. O técnico Enderson Moreira retorna à beira do gramado após ser suspenso. Da mesma forma, o zagueiro João Paulo volta a ser opção.
“O Bahia tem um grupo muito bom, muito entrosado, que vem fazendo boas atuações. A gente tem que se concentrar em fazer o trabalho da gente, fazer um bom jogo na semifinal, praticamente uma final.”
Juan Quintero, zagueiro do Fortaleza.
Provável escalação: Felipe Alves; Daniel Guedes, Quintero, Benevenuto e Bruno Melo; Ederson, Jussa e Matheus Vargas; Yago Pikachu, Robson e David. Téc.: Enderson Moreira.
Bahia
O Bahia teve um compromisso no meio de semana pela Sul-Americana – empatou com o Montevideo City, o sexto jogo seguido sem perder na temporada. O time comandado por Dado Cavalcante fez 20 gols na Copa do Nordeste, sendo o ataque mais positivo. Rossi retorna após cumprir suspensão nas quartas de final diante do CRB.
“É semifinal, uma partida muito importante e podemos dar mais um passo rumo a esse título. O grupo está fechado e ciente do que tem que ser feito. Não será fácil, mas temos condições de sair com essa classificação.”
Patrick de Lucca, volante do Bahia.
Provável escalação: Douglas; Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Danielzinho, Patrick de Lucca e Thaciano; Rossi, Rodriguinho e Gilberto. Téc.: Dado Cavalcante.
Arbitragem
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
Quarto árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Transmissão
Nordeste FC e FOX Sports.