O Fortaleza conseguiu superar mais uma decisão nesta reta final do Brasileirão. Na Arena Castelão, na noite desta quarta-feira (10), o Tricolor de Aço venceu o Vasco por sonoros 3 a 0. Os gols foram anotados por Igor Torres, seu primeiro tento como profissional, David e Romarinho, este que retornava após se recuperar de uma lesão. O triunfo no confronto direto é fundamental para a briga contra o rebaixamento.
Agora, o Leão tem 41 pontos, mas ainda é o 15º na tabela, atrás do Sport que venceu o Internacional. A diferença para o Z4 é de quatro pontos. O Vasco se complica e fica na zona com 37 somados. A próxima partida do Fortaleza será contra o Palmeiras, no domingo (14), às 18h15, no Allianz Parque. No mesmo dia, mas às 16h, o Vasco tem dura missão contra o Internacional, em São Januário.
O Jogo
O Vasco quase abriu o placar aos 50 segundos: passe de Benítez para Carlinhos, o meio-campista bateu rasteiro de fora da área e acertou o pé da trave. Porém, o gol inaugural foi do Fortaleza. David carregou a bola e tocou para Igor Torres, o camisa 77 chutou cruzado mandou no canto de Fernando Miguel. Após o início movimentado, o ritmo do jogo caiu bastante ao longo do primeiro tempo. Porém, um fato inusitado aconteceu: o árbitro da partida encontrou um celular no gramado do Castelão. Descobriu-se que o aparelho é de Carlos Germano, ídolo do cruzmaltino e atual preparador de goleiros.
Após arremate travado de Caio Lopes, a bola sobrou na direita para Pikachu. O lateral chutou forte e mandou na rede pelo lado de fora. O Tricolor chegou bem outra vez: boa troca de passes que foi da esquerda para a direita, W. Paulista foi acionado e achou Torres na entrada da área. O atacante chutou rasteiro e o goleiro salvou em dois tempos. Para melhorar ainda mais a situação do Leão, David ampliou a vantagem. Ótimo passe de Luiz Henrique para seu companheiro. O atacante dominou e tocou na saída de Fernando Miguel. A bola foi mansa para as redes.
No retorno para o segundo tempo, Benítez cobrou falta perigosa direto para o gol, mas Quintero salvou antes de Felipe Alves. Enderson Moreira sacou nos primeiros minutos Torres e Luiz Henrique, promovendo os retornos de Osvaldo e Romarinho. O Leão seguiu controlando as ações e mantendo a posse de bola. Desta forma, a equipe chegou ao terceiro gol justamente com os jogadores que entraram em campo: Osvaldo arrancou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro, Romarinho chegou batendo e anotou um belo gol.
Mesmo sem jogar bem, o Vasco conseguiu anotar seu gol: chute de Gabriel Pec, Felipe Alves deu rebote e Germán Cano completou para as redes. Porém, o tento foi anulado pelo árbitro após consulta ao VAR. Ele viu falta de Henrique em Romarinho na origem do lance. Romarinho entrou bem no jogo. O camisa 20 recebeu na esquerda, aplicou a bola por baixo das pernas de Marcelo Alves e chutou no canto, o goleiro desviou. W. Paulista ainda teve uma ótima chance, quando recebeu em boa posição, na frente do gol, mas chutou por cima.
Ficha técnica
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias (Tinga), Quintero (Wanderson), Paulão, Bruno Melo; Juninho (Ronald), Felipe, Luiz Henrique (Romarinho); Torres (Osvaldo), David, W. Paulista.
Vasco: F. Miguel; Yago Pikachu (Cayo Tenório), M. Alves, L. Castan, Henrique; Bruno Gomes (Andrey), Caio Lopes (Talles Magno), Carilinhos, Juninho (Gabriel Pec); Ygor Catatau (Cano), Martín Benítez.
Cartões Amarelos: Marcelo Alves (VAS), Castan (VAS), G. Dias (FOR), Cayo Tenório (VAS), Carlinhos (VAS), Juninho (FOR)
Gols: Igor Torres (FOR), David (FOR) e Romarinho (FOR)
Arbitragem
Árbitro principal: Bráulio da Silva Machado – SC (FIFA)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil – SC (FIFA) e Éder Alexandre – SC (CBF)
Quarto árbitro: Léo Simão Holanda – CE (CBF)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway – PB (CBF)