O confronto aconteceu no estádio Centenário, em Caxias do Sul/RS, na noite desta quarta-feira (17). O Fortaleza, detentor da vantagem do empate por ter melhor posição no ranking de clubes da CBF, conseguiu vencer os donos da casa, o Caxias, pelo placar de 1 a 0, e garantiu vaga na segunda fase da Copa do Brasil. O único gol do jogo foi marcado por David, logo no início da partida.
Na segunda fase, o Tricolor do Pici vai enfrentar o classificado do confronto entre Penarol/AM e Ypiranga/RS. As duas equipes se enfrentam nesta quinta (18), às 20h, na Arena da Amazônia, com vantagem do empate para o time gaúcho.
O jogo
Mesmo precisando apenas de um empate para se classificar, o Fortaleza não se apoiou na vantagem e procurou o gol desde o início do jogo. Na primeira grande oportunidade, aos 5 minutos, David tratou logo de abrir o placar. O atacante recebeu lançamento de Luis Henrique e, de perna esquerda, colocou no fundo do gol da equipe gaúcha.
O Caxias cresceu após sofrer o primeiro gol, mas passou grande parte do tempo sem conseguir finalizar com perigo. Aos 23 minutos, John Cley assustou ao colocar pro fundo da rede, mas o assistente marcou impedimento imediatamente. Pouco depois, Milla pressionou a saída de bola do Fortaleza e quase fez. Felipe Alves, bem colocado, segurou firme.
O segundo tempo começou equilibrado. A primeira boa chance foi do Fortaleza, aos 8 minutos, com Bruno Melo. O lateral recebeu passe de David e finalizou na rede adversária pelo lado de fora. Dez minutos depois, Marlon acertou o gol de Felipe Alves, mas o assistente anulou mais uma vez o que seria o primeiro gol dos donos da casa.
Aos 35, Pablo foi expulso e deixou o Fortaleza com um homem a menos em campo. Nesse momento o Caxias voltou a atacar com mais perigo e quase empatou com Tontini. O meia recebeu cruzamento rasteiro de Gleydson e chutou de primeira, passando muito perto do gol tricolor. Enderson Moreira fechou sua equipe para conter o bom momento da equipe gaúcho e conseguiu. Vitória e classificação do Fortaleza.
O Leão agora concentra atenções do clássico-rei do próximo sábado (20), às 16h, pela Copa do Nordeste. O Caxias volta a jogar um dia depois, contra o Esportivo, pelo Campeonato Gaúcho.
Ficha Técnica
Caxias: Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Guilherme Mattis (Gustavo Martins), Thiago Sales e Bruno Ré (Gustavo Ramos); Juliano (Gleydson), Marlon, Jhon Cley (Tontini), Diogo Oliveira; Milla (Giovane Gomez) e Mazola.
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga (Éderson), Quintero, Wanderson e Bruno Melo; Matheus Jussa, Pablo e Luiz Henrique (Matheus Vargas) (Juninho); David (Carlinhos), Wellington Paulista e Igor Torres (Robson).
Cartões amarelos: Marlon, Guilherme Mattis e Diogo Oliveira (Caxias). Tinga, Pablo e Ígor Torres (Fortaleza).
Cartão vermelho: Pablo (Fortaleza).
Arbitragem
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva
Quarto árbitro: Roger Goulart