O Fortaleza venceu, de virada, o Bahia, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (9), na Arena Castelão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time de Juan Pablo Vojvoda chegou à quarta colocação na tabela e faz a melhor campanha de um time cearense no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Já o Bahia caiu para a Série B em 2022. Rodriguinho, de pênalti, abriu o placar para o Bahia, enquanto Wellington Paulista e Yago Pikachu, ambos também de pênalti, anotaram os gols da virada leonina.
Um gol de pênalti para cada lado
O Leão começou a partida buscando o ataque. Querendo presentear o caldeirão tricolor na Arena Castelão, o Fortaleza iniciou buscando o gol com mais ímpeto que o adversário. Osvaldo e Wellington Paulista tentaram em dois lances consecutivos aos 4 e aos 5 minutos, mas sem sucesso. Aos 8, Pikachu, tentou finalizar de bicicleta, mas o lance já estava paralisado.
A partir daí, o Tricolor Baiano passou a propor o jogo. Aos 18, Rodriguinho cobra falta, Marcelo Boeck falha, mas Tinga salva o Leão. Dois minutos depois, nova falha do goleiro leonino. Após lance na área, ele tenta cortar a bola, mas acerta o rosto de Gilberto e comete pênalti. Rodriguinho cobra com categoria e abre o marcador. por muito pouco o Bahia não amplia o placar um minuto depois. Gilberto marca, mas a arbitragem assinala impedimento.
O Fortaleza foi para cima e criou boas chances com Jussa e Wellington Paulista. De tanto tentar, o time cearense conseguiu o seu gol de empate. Após marcação do árbitro de falta de Matheus Bahia em Yago Pikachu fora da área, o VAR corrige o lance e assinala pênalti para o Fortaleza. Wellington Paulista bate com maestria, deixa tudo igual no placar e fecha o placar do primeiro tempo.
Leão volta mais agudo e Pikachu vira a partida
Na segunda etapa, Vojvoda sacou Felipe para a entrada de Éderson. Logo aos 2 minutos, o volante Leonino levou perigo à meta baiana em cobrança de falta, mas a bola foi pra fora. Aos 4, novamente Ederson ameaça o gol do Bahia mas Danilo Fernandes defende a cabeçada do jogador. Chance de gol, depois disso, só aos 26 minutos. Rui Nascimento leva vantagem sobre Éderson, mas o volante do Leão se recupera bem e salva o Leão.
Dois minutos depois, foi a vez de Igor Torres fazer grande jogada e Danilo Fernandes salvar o Bahia. A arbitragem, entretanto, vê desvio de Conti e, após consulta ao VAR, assinala novo pênalti para o Fortaleza. Yago Pikachu bateu firme e marcou o gol da virada do Leão, para delírio dos mais de 50 mil torcedores que, até o apito final do árbitro, fizeram uma festa de arrepiar e celebraram o melhor ano da história do Tricolor em sua centenária existência.