O Fortaleza garantiu vaga na grande final do Campeonato Cearense 2021 em jogo disputado na Arena Castelão. Na noite desta quarta-feira (19), o time comandado por Vojvoda goleou o Atlético/CE pelo placar de 6 a 0, conseguindo seu quarto triunfo seguido na competição. Os gols da partida foram anotados por Lucas Crispim duas vezes, Yago Pikachu, Luiz Henrique, Romarinho e Ronald.
O Leão vai defender o Tricampeonato Estadual de forma invicta e, diante do Ceará, rival que passou pelo Ferroviário no jogo de mais cedo, às 15h30. A decisão será em jogo único e está marcada para o próximo domingo (23), às 17h, na Arena Castelão. Vale lembrar que o Tricolor de Aço acumula a vantagem de jogar por um empate, devido a sua melhor campanha dentro da competição.
Já o Atlético/CE, que precisava do êxito para chegar na tão sonhada final do Cearense novamente, deixa o reflexo da boa campanha e trajetória no campeonato. A Águia da Precabura já havia conquistado uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2022.
O jogo
A partida iniciou a todo vapor e logo aos dois minutos o Atlético/CE mostrou seu cartão de visitas. Depois de escanteio cobrado pela direita, Junior Goiano desviou de cabeça para ótima defesa de Felipe Alves. A Águia tentou controlar o domínio da bola nos primeiros minutos e suportar uma pressão tricolor. Porém, já na primeira boa investida pela direita, Robson cruzou rasteiro para Lucas Crispim, que deu um tapa colocando a bola no cantinho do goleiro Carlão, abrindo o placar aos dez minutos.
O Fortaleza se manteve intenso na primeira etapa e tomou conta das ações no jogo. Quase sempre pelo lado direito de ataque, saiam as melhores jogadas do tricolor. Aos 17’ Wellington Paulista tentou aproveitar um lance que parecia perdido dentro da área, o atacante brigou pela bola e tentou encobrir o goleiro, sem sucesso. Minutos mais tarde, o camisa nove testou firme uma bola alçada por Tinga, mas novamente não conseguiu balançar as redes. No minuto 37, Pikachu escapou da marcação e rolou para trás, Robson chutou sem direção.
No segundo tempo, o Atlético começou atacando o Leão. Aos sete minutos, Valdo Bacabal se envolveu em lance polêmico na partida, o zagueiro Benevenuto fez carga no atleta da Águia, que reclamou pedindo pênalti. Dois minutos depois, Wandson teve a melhor oportunidade do Atlético-CE no jogo, o camisa 11 recebeu bola entre a zaga tricolor, saiu de frente com Felipe Alves e chutou, o goleiro operou um milagre. O Leão voltou a ir no ataque pela ponta direita aos 15 minutos, Robson acionou Pikachu dentro da área, o camisa 22 dominou e marcou o segundo do Fortaleza.
Sem chances criadas na partida, o Atlético se abateu, bom para o Leão que ampliou a partida com um golaço. Aos 29′ em cobrança de falta do camisa 10 Lucas Crispim, o Fortaleza chegou ao seu terceiro gol. O tempo passava mas o Leão seguia impiedoso, em nova jogada pela direita, Romarinho deu assistência para Luiz Henrique, fazer o quarto. Romarinho continuou se aventurando no ataque e deixou o seu, de fora da área, aos 45′, a bola ainda desviou no Daniel antes de entrar. Já no apagar das luzes, o Fortaleza finalizou o passeio na Arena Castelão, Ronald recebeu de Bruno Melo e deu números finais a partida.
Ficha técnica
Local: Arena Castelão
Árbitro: Antônio Magno Lima Cordeiro
Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Jailson Albano da Silva
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi, Yago Pikachu (Bruno Melo); Éderson, M. Vargas (L.Henrique), Lucas Crispim; Robson (Romarinho), W. Paulista , David (Osvaldo). Téc.:Juan Pablo Vojvoda.
Atlético/CE: Carlão; G. Silva, Edgar, Alisson Henrique (Talys); Clisman (Erick), Olávio (William), Hércules (Daniel), Hitalo (Wandson), Valdo Bacabal; Hiago Araújo, Junior Goiano. Téc.: Raimundo Wagner.
Cartões Amarelos: Hercules, Junior Goiano, G. SIlva (ATL)
Gols: Lucas Crispim 2, Yago Pikachu, Romarinho, Luiz Henrique, Ronald (FOR)