O Fortaleza bem que tentou, mas não conseguiu furar o bloqueio do Cuiabá, na noite desta segunda-feira (30), na Arena Castelão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo com poucas chances de gol para ambos os lados as duas equipes acabaram errando bastante e o jogo ficou no 0 a 0. O resultado levou o Tricolor aos 33 pontos e manteve a equipe na 3ª colocação do Campeonato. Já o Cuiabá chegou aos 21 pontos, ocupa a 15ª posição, 3 a mais que o América-MG, que abre o Z-4.
Leão pressiona mas não consegue marcar
O primeiro tempo foi inteiro do Fortaleza. Pressionando a saída de bola, o Tricolor sufocou o adversário, que pouco conseguiu produzir e viu o time cearense criar várias oportunidades.
Logo no primeiro minuto, Robson foi acionado e chutou com perigo contra a meta do goleiro Walter. Aos 7, foi a vez de Lucas Crispim arriscar de longe e a bola passar perto do gol cuiabano.
O Dourado tentava sair, mas não conseguia. A marcação alta do Fortaleza não permitia que a equipe de Mato Grosso conseguisse criar jogadas que agredissem o Tricolor. Aos 25, Yago Pikachu bateu cruzado. A bola desviou na zaga e, novamente, assustou o goleiro Walter.
Nos últimos 10 minutos, a pressão Leonina se intensificou. Mas, curiosamente, foi no momento de maior volume do Tricolor que o Cuiabá criou duas boas chances. Na primeira, aos 39, Cabrera acerta bom chute de fora da área e Marcelo Boeck rebateu. Paulão pegou a sobra e mandou por cima do gol. Já aos 43, foi a vez de João Lucas receber de Pepê e chutar forte para excelente defesa de Marcelo Boeck, que evitou a abertura do placar.
Lucas Lima estreia, mas Leão não fura bloqueio cuiabano
No intervalo, Juan Pablo Vojvoda promoveu duas alterações no Fortaleza. O técnico Leonino tirou Deivid para a entrada de Wellington Paulista e sacou Matheus Vargas para a estreia de Lucas Lima.
Nos minutos iniciais, o estreante da partida já começou a distribuir jogadas e manter o Leão no ataque. A defesa do Cuiabá, entretanto, conseguia abafar os lances e evitar maiores apuros para o goleiro Walter.
Aos 13 minutos, o Cuiabá chegou novamente. Osman recebeu na entrada da área, mas bateu longe da meta de Marcelo Boeck. O goleiro do Fortaleza voltaria a trabalhar bem aos 21 minutos. O lateral-esquerdo Wendell foi ganhando espaço, bateu da entrada da área e Boeck fez uma defesassa, evitando o gol dos visitantes.
O tempo foi passando e o Fortaleza seguia sem conseguir furar o bloqueio da equipe do técnico Jorginho, que conseguia se defender e, timidamente, buscava os contra-ataques. A postura do adversário e a aparente ansiedade em marcar o gol começaram a atrapalhar o Fortaleza, que passou a errar passes e não conseguir criar chances claras de gol.
Aos 41, Romarinho fez boa jogada pela direita, cruzou e Igor Torres cabeceou para boa defesa de Walter. Aos 44, a melhor chance do Leão no segundo tempo. Yago Pikachu cobra falta, a bola belisca a trave e sai pela linha de fundo, na derradeira chance do Leão antes do apito final do árbitro.
O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (4), às 21h, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova. Já o Cuiabá encerra sua participação no primeiro turno do Brasileirão, também no sábado às 21h, contra o Santos, na Arena Pantanal.
Ficha técnica:
Fortaleza x Cuiabá
Arena Castelão – 30/08/2021
Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Titi e Jackson; Ederson (Igor Torres), Felipe, Yago Pikachu, Lucas Crispim (Lucas Lima), Matheus Vargas(Angelo Henríquez); Deivid (Romarinho), Robson (Wellington Paulista).
Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir, Pepê, Rafael Gava, Clayson e Cabrera; Jenison.
Árbitro: Paulo César Zanovelli (MG)
Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Assistente 2: Celso Luiz da Silva (MG)
Quarto árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Jenison, Pepê, Rafael Papagaio e Clayson (Cuiabá) / Felipe (Fortaleza)
Comentários 1