A oito rodadas do fim do Brasileirão Série A 2020, o Fortaleza acumula maus resultados. Lá se vão quase dois meses de um jejum que já dura oito partidas. A última vitória aconteceu no dia 22 de novembro, num duelo contra o Botafogo, por 2 a 1.
O recorte dos jogos do returno da Série A deixa ainda mais evidente o quão preocupante é o momento do Leão do Pici. Nas últimas 11 rodadas, o time somou apenas 7 pontos, com apenas uma vitória, quatro empates e seis derrotas. Só está à frente de Coritiba e Botafogo na classificação da segunda volta do campeonato.
Na classificação geral, o Fortaleza respira fora do Z4, mas os números também são desfavoráveis. 16º colocado com 32 pontos, o Tricolor tem somente três de vantagem para o Bahia – primeiro da zona – e uma circunstância agravante: um jogo a mais e uma vitória a menos em relação ao time baiano. Isso significa dizer que, se o Bahia vencer o Athletico/PR nesta quarta (20), o Fortaleza passará a ocupar a zona de rebaixamento.
Segundo o site de Probabilidades no Futebol, da Universidade Federal de Minas Gerais, o risco de queda do Fortaleza hoje é de 30.3%.
O próximo jogo do Leão está marcado para quinta, às 19h, contra o Santos, na Arena Castelão.