O Fortaleza foi ao Morumbi, na noite desta quarta-feira (25), para encarar o São Paulo, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil e conseguiu um excelente resultado. Depois de estar perdendo por 2×0 até os 39 do segundo tempo, o time de Juan Pablo Vojvoda teve personalidade e competência ofensiva para empatar o jogo e traz na bagagem para Fortaleza um empate em 2 a 2. Rigoni marcou duas vezes para os donos da casa; Yago Pikachu e Romarinho anotaram os gols Leoninos.
Primeiro tempo de equilíbrio e chances para os dois times
O Fortaleza começou o jogo com personalidade. Mostrando porque é um dos times mais badalados do futebol brasileiro na temporada, o Leão assustou os donos da casa logo aos 4 minutos. Ederson ganhou pela direita e cruzou para Wellington Paulista, que pegou de primeira e carimbou o travessão do goleiro Volpi. No lance, os atletas do Leão ainda reclamaram de um suposto toque na mão do zagueiro Miranda na área, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 9, Lucas Crispim arriscou de longe, a bola desviou e o Volpi mandou a escanteio.
Aos poucos, o São Paulo começou a equilibrar as ações. O Tricolor Paulista adiantou suas linhas e passou a frequentar a área Leonina por mais vezes. Em duas ocasiões, quase o São Paulo quase abriu o placar. Aos 18 minutos, Rigoni recebeu ótimo lançamento, dominou na cara do goleiro Marcelo Boeck, mas o arqueiro do Leão deu um tapinha na bola evitando a queda de sua meta. Um minuto depois, foi a vez de Daniel Alves receber cara a cara com Boeck e, de novo, o goleiro salvou o Fortaleza. No rebote, Daniel Alves serviu a Bruno Alves que, de primeira, mandou sobre a meta Leonina.
As duas equipes seguiam buscando o gol, mas a boa marcação de ambos os times dificultava os espaços vazios e as criações de jogadas. Aos 35, numa boa trama do Leão, Lucas Crispim lança a Ederson que cruza para a área. Matheus Vargas faz o corta-luz, mas Felipe manda por cima do gol, na última boa chance do Tricolor Cearense na primeira etapa.
Leão sofre dois gols, mas tem forças para buscar empate
O segundo tempo começou em um ritmo menor que a primeira etapa. Fortaleza e São Paulo alternavam a posse de bola, mas as duas equipes não conseguiam criar boas situações de gol. O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 22 minutos. Romarinho tocou para Robson, que entrara no lugar de Deivid e o atacante Tricolor virou bonito para o gol. A bola passou muito perto do poste esquerdo do goleiro Thiago Volpi.
Um minuto depois, porém, o São Paulo abriu o marcador. Reinaldo arrancou pela direita e passou a Rigoni. O atacante são-paulino limpou o lance na entrada da área e bateu seco no canto esquerdo do goleiro Marcelo Boeck, inaugurando o placar no Morumbi.
Em desvantagem, o time de Juan Pablo Vojvoda passou a buscar o empate. Na busca em igualar o marcador, a equipe, entretanto, se abria demais e dava espaço para contra-ataques perigosos do São Paulo. E, num destes lances, aos 32, Liziero lançou Rigone, que ficou na cara do gol e tocou na saída de Marcelo Boeck para fazer 2 a 0 para os donos da casa. Aos 38, quase o Tricolor Paulista ampliou. Reinaldo recebeu na área e chutou, mas Marcelo Boeck defendeu.
Um minuto depois, o Leão diminuiu o prejuízo. Robson lançou a Pikachu, que ganhou do goleiro Thiago Volpi e tocou para o gol vazio, marcando para o Fortaleza.
O jogo ficou bom. Aos 41, Reinaldo recebeu, mais uma vez, na cara do gol, mas Boeck voltou a salvar o Fortaleza. Aos 45, Edinho cruzou e Robson se antecipou de cabeça. A bola passou por sobre o travessão, assustando Thiago Volpi.
Nos minutos finais, foi pressão do Fortaleza. A postura do Leão, então, foi recompensada. Aos 47 minutos, Henriquez cruzou da direita e Romarinho cabeceou firme para deixar tudo igual e definir o placar no Morumbi.
As duas equipes voltam a se encontrar dia 15 de setembro, às 21h30, na Arena Castelão. Quem vencer avança para as semifinais. Empate por qualquer placar leva a decisão para os pênaltis.
Ficha técnica:
São Paulo x Fortaleza
Copa do Brasil – Quartas de final
25/08 – 21h
Estádio do Morumbi
São Paulo: Volpi, Bruno Alves, Miranda, Léo, Dani Alves; Luan, Nestor (Liziero), Benitez (Gabriel Sara), Reinaldo; Rigoni (Luciano), Pablo. Técnico: Hernán Crespo
Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Titi, Matheus Jussa; Ederson (Edinho), Felipe, Yago Pikachu, Lucas Crispim (Ronald), Matheus Vargas (Romarinho); Wellington Paulista (Ángelo Henriquez), Deivid (Robson). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)
Gols: Rigone (2) – São Paulo; Yago Pikachu e Romarinho – (Fortaleza).
Comentários 1