Santa Cruz e Floresta disputam, nesta terça-feira (19), uma vaga na próxima fase da Copa do Nordeste. O duelo acontecerá na Arena Pernambuco, às 21h30. Quem avançar, vai para a terceira eliminatória prévia da competição regional. A partida marca o encontro entre Leston Júnior e o seu ex-clube, o Verdão da Vila Manoel Sátiro. Quem vencer, avança. O empate leva para os pênaltis.
Rebaixado na Série C, o Santa Cruz necessita de calendário para a temporada 2022. O clube coral também não disputará a Copa do Brasil e vê na Copa do Nordeste uma oportunidade de aumentar o padrão técnico da equipe, que só terá o Estadual no começo do ano, além do quesito financeiro. Para isso, o time terá que passar pelas duas fases eliminatórias do pré-Nordestão. O elenco sofreu alterações, com a saídas de alguns jogadores.
Para o Floresta, a classificação para a Copa do Nordeste também possui muita importância. O time eliminou o Treze/PB na primeira fase, vencendo fora de casa por 3 a 1. Na manhã desta segunda-feira (18), o elenco alviverde encerrou a preparação para o confronto diante do Santa. A delegação do Lobo embarcou para Recife no início da noite. No domingo, o técnico Daniel Rocha realizou trabalhos direcionados a posse de bola, jogadas de bolas paradas e atividades de finalizações.
Santa Cruz e Floresta entrarão em campo pela terceira vez nesta temporada. Pela Série C fora duas oportunidades. O Verdão empatou o jogo no Arruda e, no segundo turno, foi derrotado por 2 a 0, no Estádio Raimundão, em Caucaia. O Floresta não tem desfalques para a partida desta terça, o técnico Daniel Rocha relacionou 18 jogadores, mas não divulgou a lista.
Pelo lado pernambucano, o lateral-direito Marcos Martins, o zagueiro Maurício Barbosa e o atacante Mateus Anderson tiveram seus nomes regularizados junto ao BID e estão disponíveis para estrear. Este será o primeiro jogo do Santa com torcida após 586 dias. A partida terá transmissão do Nordeste FC.