Na Cara do Gol – Por Hugo do Vale
Entre 2019 e 2020, o Floresta contratou nomes importantes visando vida longa e vitoriosa nas competições que disputaria. Luan Carlos para o comando técnico. Leanderson, agora ex-volante, campeão da Série D pelo Ferroviário, para capitão; e Fred Gomes, de passagens vitoriosas pelo Ceará, para dirigente.
A formação gerou grande expectativa, até mesmo porque a desclassificação na competição nacional de 2019 tinha sido atribuída à falta de experiência. No entanto, para surpresa de muitos, o campo não correspondeu ao que foi planejado e o Floresta caiu para Série B estadual.
A partir daí o maior desafio foi assimilar o insucesso no Cearense e focar na competição mais importante do ano pro clube, a Série D. A saída de Luan Carlos logo depois da paralisação por causa da pandemia de Covid-19 foi mais um baque, agravado pela incerteza da continuidade das competições. Revisão de contratos e procura por um novo treinador passaram a ser prioridade.
Leston Júnior chegou, assumiu o comando técnico e, aos poucos, dentro das limitações e condições do clube, conseguiu recobrar as atenções para a formação e a preparação da equipe.
Na Série D, o Floresta conseguiu fazer uma campanha regular na fase de grupos, alcançando a terceira colocação. O time cresceu de verdade no mata-mata, ao ponto de ser, hoje, o único cearense postulante a um acesso nacional nesta temporada pra lá de maluca. Leston Júnior conseguiu fazer do Floresta um misto de experiência com juventude – já conhecida e garimpada no moderníssimo CT Felipe Santiago – mostrando marcação forte e uma retomada rápida para o ataque.
O Lobo da Vila Manoel Sátiro chega ao jogo de volta das quarta de final da Série D com uma vantagem significativa diante do América de Natal, domingo (10/01), às 16h, na bela Arena das Dunas.
Mantendo a pegada, a mesma que o levou a uma bela vitória por 2 a 0 no jogo de ida, e principalmente tendo o psicológico controlado, o Verdão da Vila tem tudo para se juntar ao Ferroviário na Série C de 2021 e, quem sabe, brigar até pelo título da competição. Não duvide.
*Coluna publicada às quartas-feiras.