Foi com emoção e teve até confusão. No Estádio João Ronaldo, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Cearense, o Ferroviário venceu o Pacajus por 2 a 1. Testinha abriu o placar para o Cacique do Vale do Caju, mas no segundo tempo Souza Tibiri e Thiago Aperibé reverteram a situação para o clube coral. O resultado coloca o time de Francisco Diá com a vantagem do empate na semifinal contra o Ceará.
Pelo lado do Pacajus, lamentação pela ausência na semifinal. Com a derrota do Atlético Cearense para o Ceará por 5 a 2, bastava um triunfo da equipe do técnico Roberto Carlos avançar ao mata-mata. O Ferrão ficou em segundo com 17 pontos, a mesma pontuação do Fortaleza, mas atrás nos critérios de desempate. O Pacajus ficou em quinto com nove, contra 11 do Atlético.
Para este duelo, o técnico Francisco Diá teve muitos desfalques. O volante Wallace Rato, em fase final de recuperação, o lateral-direito Polegar, lesionado no reto femural, os meias Mauri, com joelho machucado, Juninho e Berguinho; o goleiro Jonathan, com lesão na face, além do meia Diego Viana, lesionado na posterior. Além deles, o atacante Augusto, o lateral Emerson, o volante Wesley Dias, os zagueiros Vitão e Richardson, foram poupados para a partida.
O Jogo
O primeiro gol da partida aconteceu aos 32 minutos. Lançamento longo do campo defensivo, Testinha avançou com velocidade pela direita. O camisa 10 invadiu a grande área e chutou cruzado, no canto, sem chances para Serjão.
Aos nove minutos do segundo tempo, Roni bateu de fora da área, a bola pegou no morrinho “artilheiro” e obrigou Cris a fazer ótima defesa, espalmando para escanteio. Porém, vida de goleiro não é fácil. Aos 16 minutos, o zagueiro Yuri cobrou falta. A bola pingou no chão novamente. Cris não conseguiu segurar e Souza Tibiri chegou completando para as redes, empatando o jogo.
Aos 37 minutos, pressão do Pacajus. Testinha cruzou da direita e Serjão fez ótima defesa. No rebote, Guto cruzou e Zé Paulo cabeceou com estilo, mas a bola passou raspando a trave. Pouco depois, o Ferrão conseguiu virar o jogo. Madson fez ótima jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para Thiago Aperibé marcar seu segundo gol com a camisa coral em dois jogos.
Nos acréscimos, confusão envolvendo jogadores do Cacique e do Tubarão. As comissões técnicas tiveram que entrar em campo para acalmar os ânimos. Quando tudo parecia solucionado, novo desentendimento entre jogadores. Após a retomada da partida, já passando dos 50 do segundo tempo, o Pacajus pressionou, mas não conseguiu empatar. No principal dos lances, aos 53′, Serjão saiu errado do gol e Adriano Costa tocou de cabeça. A bola ia entrando mansamente, mas Madson salvou em cima da linha.