A Federação Cearense de Futebol anunciou, nesta terça-feira (4), a Diretriz Técnica para o retorno do público nos jogos do Campeonato Cearense Série A 2022. A determinação já vale para o começo do Certame e obedece ao decreto estadual número 34.418, de 27 de novembro de 2021.
De acordo com o artigo sexto do decreto é liberada a realização de eventos esportivos profissionais de futebol, com a presença restrita de público, desde que:
a) observem o limite de 80% (oitenta por cento) da capacidade total do equipamento, se o ambiente for aberto, ou o de 50% (cinquenta por cento), se fechado;
b) seja o acesso restrito a quem apresente o passaporte sanitário, nos termos deste Decreto, salvo para os menores de 12 (doze) anos, que terão o comparecimento autorizado.
c) atendam às demais regras sanitárias estabelecidas em protocolo definido pela saúde.
O torcedor que for ao estádio terá de confirmar, através do passaporte sanitário, o ciclo vacinal completo com duas doses vacinas ou a dose única da Janssen. O referido decreto não cita as doses de reforço. Além do ciclo vacinal, o torcedor terá de apresentar documentação com foto e usar máscara autorizada pela Anvisa.
Apesar da expectativa, o retorno do público ainda é incerto. Isso porque o governador do Estado, Camilo Santana, se reunirá ainda nesta quarta-feira (5), com autoridades sanitárias e discutir novas medidas face ao novo aumento dos casos de Covid devido à variante omicron e também ao aumento do vírus influenza. Desta forma, a depender do que o governo determinará, os jogos podem voltar a acontecer de portões fechados.