O treinador Ruy Scarpino faleceu na manhã desta quarta-feira (3) em decorrência de complicações da Covid-19. Aos 59 anos, ele estava internado em Manaus desde a última quarta-feira (24) e no domingo (28) foi transferido para a UTI. Ele estava ocupando o cargo de técnico do Amazonas. Em 2009, Ruy teve breve passagem pelo Ceará, disputando o Estadual daquela temporada.
Com vasta experiência comandando clubes do Nordeste, Scarpino foi campeão maranhense duas vezes pelo Moto Club e conquistou outro título estadual pelo Imperatriz. No futebol paulista, foi campeão paulista pelo Ituano em 2002 e campeão brasileiro da Série D pela equipe de Itú na temporada seguinte. No Piauí, conquistou o estadual pelo Altos, em 2017.
Ruy Scarpino comandou o Ceará em seis oportunidades no ano de 2009. Sua estreia foi no dia 22 de Março de 2009, em um Clássico-Rei, pelo Campeonato Cearense, quando o alvinegro venceu por 2 a 1. O Ceará ainda acrescentou em nota de pesar: “Nesse momento de dor, o clube, em nome da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, se solidariza com familiares e amigos deste grande profissional do futebol brasileiro, que em vida sempre colaborou com o clube do coração.”
Confira outras manifestações dos clubes em que Ruy Scarpino trabalhou: