Zagueiro do Fortaleza que defenderá o Náutico/PE na temporada atual, João Paulo está temporariamente impossibilitado de disputar qualquer competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por não ter o quadro de vacinas completo, o jogador não jogar atuar a Copa do Nordeste e Copa do Brasil enquanto não estiver tomado as duas doses contra à Covid-19.
Com a nova determinação da CBF, que apenas atletas imunizados poderão participar de suas competições, alguns jogadores vão ficar de fora de várias partidas de seus respectivos clubes. Um deles será João Paulo, zagueiro que pertence ao Fortaleza e está emprestado ao Náutico até o fim de 2022. Como tomou apenas a primeira dose e não tem data marcada para a segunda, o defensor está fora da estreia do time pernambucano na Copa do Nordeste e também não deve jogar a Copa do Brasil.
João Paulo tomou a primeira dose apenas no último 11 de janeiro, a pedido do Náutico, e não tem data marcada para a segunda aplicação. Como o período de intervalo entre as doses varia entre quatro e 12 semanas, de acordo com a vacina, o jogador foi ausência no time pernambucano na estreia pela Copa do Nordeste, no empate por 0 a 0 contra o Campinense/PB na terça (25), e pode ficar de fora do restante do torneio. Técnico do Timbu, Hélio dos Anjos criticou bastante a atitude do jogador, que assim como o companheiro Júlio, não tem concluído o quadro de vacinas e acaba atrapalhando os projetos da equipe, que já sofre com outros desfalques. Indignado, o técnico chamou o ato de irresponsável e disse que “só os idiotas” não se vacinam.
“Nós estamos perdendo alguns jogadores por questões que fogem do nosso controle. Eu não posso entender jogadores como o João Paulo e o Júlio não tomarem vacina. Isso foge do meu controle. Eu tomei minhas vacinas. Todo mundo tem que tomar vacina. Só os idiotas que não tomam. Na minha visão é isso. Não estou falando que meu jogador é idiota, mas é uma irresponsabilidade muito grande”, lamentou o treinador.
Agora, para que possam entrar em campo pelo Nordestão ou Copa do Brasil, João Paulo e seu colega de equipe Júlio, que testou positivo para Covid-19, terão de apresentar comprovante com as duas doses da vacina. Pelo Campeonato Pernambucano, no entanto, os atletas estão liberados e já estrearam, já que a disputa é organizada pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e não pela CBF.