Um respeitado senhor do nosso futebol, chega, nesta terça-feira (14), aos seus 80 anos. Palco de diversos capítulos do futebol cearense e de eventos marcantes da sociedade local, o PV chega a oito décadas sem poder celebrar com a bola rolando no seu tapete verde. No lugar da “moça branca”, máquinas e tratores. No lugar dos atletas, operários em ritmo frenético buscando concluir os trabalhos a fim de devolver o equipamento aos verdadeiros artistas do espetáculo.
A última vez que o “Velho Campo do Benfica” recebeu uma partida de futebol foi no dia 15 de março de 2020, pelo Campeonato Cearense, quando o Ferroviário venceu o Pacajus por 1 a 0. Felipe Macena foi o último jogador a balançar as redes daquela praça de esportes.
Depois daquele dia, foi a vez do Estádio assumir uma nobre missão, bem diferente das que era acostumado a executar. O PV tornou-se hospital de campanha para atendimento às vítimas da Covid-19, que iniciara uma pandemia arrasadora em todo o planeta.
Do dia 18 de abril daquele ano, quando o Centro Médico foi ativado, ao dia 21 de setembro, quando foi desmontado, o Hospital de Campanha do Presidente Vargas recebeu mais de 1.200 pacientes. Ao todo, 1.025 pacientes venceram o jogo pela vida e retornaram para suas famílias. Já outros 140 acabaram por, infelizmente, sucumbir, justamente em um palco que tantas alegrias e emoções trouxe aos torcedores durante sua história.
Agora, o Estádio passa por reforma de recuperação do gramado, de sua drenagem, além de melhorias na sua iluminação e em pontos estruturais diversos. O valor da obra gira em torno de R$ 2 milhões e a previsão de entrega é para janeiro de 2022. Os trabalhos de recuperação tiveram início dia 21 de julho deste ano.
Estádio passa pela terceira reforma, em 27 anos
Essa é a terceira vez que o PV é interditado para passar por melhorias nas últimas 3 décadas. No início de 1995, sob a gestão do então prefeito Antônio Cambraia, o Estádio passou por melhorias estruturais. O alambrado foi recuperado, as arquibancadas tiveram sua estrutura recuperada e foram pintadas e um novo placar eletrônico foi colocado.
A maior reforma, entretanto, deixou aquela praça de esportes fechada entre os anos de 2008 e 2011. Na gestão da então prefeita Luizianne Lins, uma obra orçada em R$ 40 milhões contemplou a a reconstrução da cobertura sobre as cadeiras sociais, cabines de rádio e TV, além da reforma da fachada histórica, dos túneis e das rampas de acesso, dos vestiários, das salas da administração, do estacionamento e da sala de imprensa, além da instalação de um placar eletrônico e de alambrados em vidro. A reforma também executou a mudança de todo o sistema elétrico e hidro-sanitário, das cadeiras, das traves e a recuperação do campo.
Curiosidades sobre o PV
Apesar de ser uma praça de esportes destinada ao futebol, o estádio Presidente Vargas já sediou diversos outros eventos não apenas de esportes, mas também shows, eventos religiosos e culturais. Dentre eventos alheios ao futebol que foram realizados no estádio, temos diversas edições do encontro religioso “Queremos Deus”, shows marcantes como o do cantor Leonardo, em 1998, logo após a morte de seu irmão Leandro; da Rainha dos Baixinhos, Xuxa, em 1994; além de jogos de futebol americano da equipe cearense Ceará Caçadores.
No que diz respeito ao futebol, o PV, obviamente, tem muita história para contar. Decisões memoráveis entre Ceará, Fortaleza, Ferroviário, dentre outros clubes do nosso futebol estão escritas nas páginas da história do “Gigante do Benfica” e permeiam as lembranças de torcedores mais jovens e mais velhos.
No Estádio, há também momentos marcantes com a visita de ilustres artistas da bola. Foi em seu gramado, por exemplo, que, em 1972, o Rei Pelé completou seu milésimo jogo com a camisa do Santos. Foi diante do Ceará, para um público de mais de 35 mil pagantes e o Vovô venceu de virada, por 2 a 1, com gols de Samuel e Da Costa. Pelé marcou o gol dos santistas.
Outras curiosidades
- Apesar de ter sido inaugurado oficialmente no dia 14 de setembro de 1941, o PV só recebeu o seu primeiro jogo de futebol uma semana após o evento, dia 21, com o jogo Ferroviário 1×0 Tramways;
- Nesta partida, saiu o primeiro gol da história do estádio: Chinês, do Ferroviário foi o seu autor;
- Antes do PV, havia, no local, o antigo Campo do Prado, onde, na época, além de jogos, eram realizadas corridas de cavalo;
- Em 7 de maio de 19189, o estádio recebeu o seu maior público oficial em uma partida de futebol: Ceará 1×1 Ferroviário, com 38.515 pagantes;
- Hoje, após reformas e colocação de cadeiras, a capacidade do estádio diminuiu drasticamente. Atualmente, o PV comporta pouco mais de 20 mil pessoas;
- O PV foi um Centro Oficial de Treinamento (COT) durante a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo, em 2014. O equipamento recebeu delegações importantes como as de Brasil e Itália.
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.