Na noite deste sábado (29), Globo-RN e Floresta realizaram a sua estreia na edição de 2022 da Copa do Nordeste. Em partida bastante movimentada e com boas chances criadas pelos dois lados no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, as duas equipes balançaram as redes na segunda etapa e saíram de campo com o 1 a 1 no placar e o primeiro ponto conquistado na competição.
Em crise e com problemas relacionados à pandemia, a equipe do Globo teve na partida de hoje a estreia do técnico Romildo Freire, que assumiu o time na última sexta-feira. Além da troca de comando, a Águia teve 15 desfalques de última hora por conta de um surto de covid. O time escalado foi bastante modificado em relação ao que vinha atuando no Campeonato Potiguar.
Já no lado do Floresta, que estreou na temporada e na história da competição regional, a partida marcou o início do trabalho do técnico Ricardo Drubscky, que tem passagens por clubes importantes do futebol nacional, como o Fluminense e o América-MG. Além disso, o Lobo da Vila Manoel Sátiro também teve alguns de seus novos reforços em campo.
O jogo
No primeiro tempo da partida, a equipe do Globo, mesmo com muitos desfalques, tentou criar oportunidades para abrir o placar. Utilizando, principalmente, os chutes de fora da área, a Águia de Ceará-Mirim finalizou duas vezes com perigo na meta do goleiro Marcão. Pelo lado do Floresta, a equipe cearense teve até maior posse de bola na primeira etapa, com 60%, mas não conseguiu criar oportunidades claras de gol.
No começo da segunda etapa, o Globo confirmou o melhor momento na partida e abriu o placar. Aos dois minutos, após grande passe do meia Geovane, o camisa 9 Anderson encobriu o goleiro Marcão com muita categoria e colocou a Águia na frente do marcador.
Após o gol sofrido, a equipe do Floresta aumentou a pressão em busca da igualdade no placar. Apostando nos cruzamentos, o Lobo da Vila pressionou bastante a equipe potiguar e encontrou no oportunismo do atacante Flávio Torres, o seu gol de empate. Aos 17 minutos, após cruzamento rasteiro de Matheus Bahia, o artilheiro cearense completou com tranquilidade para o fundo das redes.
Com o placar empatado, o Floresta manteve a pressão, principalmente em lançamentos para Flávio Torres, enquanto o Globo apostava no bloco defensivo e nos contra-ataques. No finalzinho do jogo, a equipe potiguar ainda colocou uma bola na trave, mas o peso da falta de ritmo para o Lobo e dos desfalques para a Águia, fizeram com que o resultado não fosse mais alterado e a caminhada na Lampions iniciasse com um ponto conquistado.
O próximo jogo do Floresta na Copa do Nordeste acontece na próxima quarta-feira (2), às 21h30, diante do Fortaleza, na Arena Castelão. A partida é válida pela primeira rodada da competição. Já a equipe do Globo entra em campo no dia 6 de fevereiro, domingo, diante do Botafogo-PB, no Estádio Barretão, em confronto válido pela terceira rodada do Nordestão.