Contratado junto à Caldense para reforçar o ataque do time alvinegro, o atacante Gabriel Santos foi apresentado na tarde da última segunda-feira, em Porangabuçu. O jogador, que já está regularizado e é opção para o técnico Tiago Nunes, marcou 13 gols em 14 jogos pela Série D e é o maior goleador dentre todas as Séries da Competição. Segundo o atleta, o convite para sair da Série D para a Série A foi uma surpresa, porém, ele se diz preparado para o desafio.
“Na verdade foi uma surpresa, também. A gente sempre quer subir de degrau em degrau. Eu estava na D, queria subir pra C, depois B e depois A, e depois que eu fiquei sabendo dessa oportunidade jogar Série A eu fiquei muito feliz e, graças a Deus, estou aqui”, disse.
O novo reforço do Vovô chega em um momento onde o setor ofensivo da equipe passa por um período crítico. Nos últimos 5 jogos, o Ceará anotou apenas 2 gols no Brasileirão. Gabriel diz que entende a cobrança, sobretudo do torcedor, e diz encarar a situação com responsabilidade e dedicação.
“Eu vejo essa cobrança, mas eu vou responder com responsabilidade. Eu tava jogando a Série D, agora estou jogando a Série A, sei da diferença da estrutura, da qualidade, sei que vou encontrar adversários bem mais difíceis agora, mas creio eu que vou trabalhar bastante a semana o dia a dia, o pós dia, para poder dar sequência ao que eu vinha fazendo, que é gols, pra poder responder pós -ogo com bastante dedicação e fazer gols para ajudar o Ceará”, afirmou.
O jogador não se sente incomodado com as comparações entre Série D, de onde ele vem, para a Série A, onde ele está agora. Segundo o jogador, as diferenças de nível e de dificuldade são óbvias, porém ele confia no seu potencial para brilhar com a camisa alvinegra.
“Acho que não tem muita comparação, como já diz: D, a distância da A é muito grande. Sei que vou encontrar equipes bem mais fortes, bem mais qualificadas, mas eu sei da minha qualidade também. Não só porque eu estava jogando Série D eu me considero um jogador de Série D, sei que eu tenho qualidade pra estar aqui e agora aqui eu vou mostrar meu potencial, minha qualidade e fazer bastante gols”, projetou.
O atacante também falou de sua experiência no futebol ucraniano, onde se profissionalizou. Segundo ele, foi um período difícil de sua carreira, porém, a vivência conseguiu fortalecê-lo mentalmente e trazer mais experiência na carreira.
“Na verdade foi um período bastante difícil, quando eu fui para a Ucrânia. A experiência que eu tive foi mais a dificuldade e essa dificuldade, né, onde essa dificuldade me fez crescer, durante esse processo lá fora e pude trazer pro Brasil, chegar mais forte mentalmente”, revelou.
O jogador, que disse ter como maiores qualidades a velocidade, a força, o cabeceio e a finalização com as duas pernas, revela que teve uma conversa com um outro jogador de situação semelhante à sua e que, contratado pelo Ceará, acabou tendo boas apresentações, marcando gols e, por fim, foi negociado para o futebol internacional. Segundo Gabriel, a meta é seguir os passos deste atleta.
“Eu cheguei a conversar com o Saulo [Mineiro], a gente trocou um papo. Fiquei sabendo aqui da trajetória dele aqui, que foi uma trajetória muito bonita, onde também ele veio de uma divisão menor, que foi a Série C – eu estou vindo de uma D – então, ele fez o papel dele muito bem e agora eu conversei com ele que quero seguir os passos dele, que fez história e eu quero também fazer a minha aqui”, concluiu.