Um dos grandes destaques do Fortaleza na temporada, Éderson foi um dos nomes que mais chamou atenção na Série A do Campeonato Brasileiro. O volante que está no Tricolor do Pici por empréstimo do Corinthians até o fim de dezembro desse ano, foi o jogador que mais vezes atuou pelo Leão em 2021, entrando em campo em 58 partidas por quatro competições diferentes. Ele também soma três gols e três assistências.
Comprado pelo clube paulista do Cruzeiro por R$2,6 milhões em em 2020, Éderson chegou ao Fortaleza com contrato de empréstimo até o fim de 2021. Não tendo conseguido destaque no Timão, o volante chegou no tricolor e logo caiu nas graças da torcida leonina. Um bom marcador, mas também excelente na saída de bola e costumando chegar como sempre no ataque, o jogador entrou em campo mais de 50 vezes na temporada.
Titular absoluto na equipe do argentino Juan Pablo Vojvoda, ele marcou três gols e deu três assistências com a camisa vermelha, azul e branca. Dos 58 jogos disputados, 34 foram pelo Brasileirão, onde também marcou um gol e deu dois passes para gols e foi de suma importância na classificação para à Libertadores da América 2022. Na Copa do Brasil, o defensor atuou em 10 partidas e deu uma assistência. Tanto na Copa do Nordeste como também Campeonato Cearense ele marcou um gol em sete jogos.
Além de Éderson, outros sete jogadores do Leão também atuaram mais de 50 vezes no ano. Robson (57), David (56), Tinga (55), Romarinho (50), Yago Pikachu (50) e Wellington Paulista (50). Outros destaques do Fortaleza também têm números altos de partidas realizadas na temporada. Titi (46), Lucas Crispim, Felipe e Matheus Jussa, todos com 45, Marcelo Benevenuto (44) e Felipe Alves 42.
Pablo (15), Daniel Guedes (13), Valentín Depietri (10) e Gustavo Blanco (6) foram os atletas que menos tiveram em campo pelo tricolor. O goleiro Kennedy foi o único dentre os jogadores do elenco que não fez nenhuma partida pelo time profissional. Todos os 11 confrontos em que o arqueiro esteve em campo na temporada foram pelo Brasileirão de Aspirantes.