O Fortaleza vai para a Libertadores da América em 2022. O Leão garantiu a presença na competição continental ao vencer o Juventude por 1 a 0, gol salvador de Valentin Depietri. O palco foi uma Arena Castelão lotada, com mais de 45 mil torcedores, em duelo que foi válido pela 36ª rodada do Brasileirão Série A. O dia 3 de dezembro de 2021 entra para a história do Fortaleza.
Com o resultado, o Tricolor de Aço se garante na Libertadores, mas precisa ainda confirmar se vai direto para a fase de grupos os para a fase prévia. O time de Vojvoda chega aos 55 pontos, na quinta colocação. O time gaúcho é o 15º colocado com 43 pontos. O Leão quebrou a própria marca de melhor campanha do futebol cearense na Série A na era dos pontos corridos. Em 2019, somou 53 pontos. Agora tem 55.
O Jogo
O Fortaleza começou com tudo. Éderson arriscou aos 25 segundos e o goleiro espalmou. Na sequência, bola na área, e Vitor Mendes colocou a mão na bola. Porém, após ver o vídeo, o árbitro assinalou falta de Robson no lance. O Leão seguia melhor, mais ofensivo, buscando a troca de passes. David lançou Robson, mas o atacante acabou chutando totalmente errado. O Juventude mantinha uma postura defensiva, marcando muito. Aos 39′, David cruzou com perigo e Michel Macedo quase marcou contra.
Na volta do intervalo, o Juventude assustou: Jadson bateu da entrada da área e mandou por cima. A resposta do Tricolor veio pouco depois, com o goleiro Douglas salvando duas vezes nas tentativas de Robson e Osvaldo. Michel Macedo cruzou e Sorriso cabeceou no canto do goleiro Marcelo Boeck, que fez ótima defesa. O Leão chegou com Felipe e Douglas espalmou. Osvaldo também tentou chutando de direita, mas a bola subiu demais.
O Juventude cresceu no jogo, começou a criar chances e acertou a trave. Chico cobrou falta na área, Vitor Mendes desviou e a bola foi na trave. No rebote, Sorriso isolou. Porém, o gol do Fortaleza saiu no melhor momento do adversário. Douglas bateu mal o tiro de meta, o zagueiro não dominou o Depietri conseguiu recuperar em ótima posição. O argentino avançou e chutou no canto, com a bola batendo na trave antes de entrar em definitivo. Na reta final, o Juventude pressionou, mas sem sucesso.
Ficha Técnica
Local: Arena Castelão
Público: 45.398 torcedores
Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Titi e Matheus Jussa; Yago Pikachu, Ederson, Felipe (Lucas Lima), Matheus Vargas (Romarinho) e Lucas Crispim (Osvaldo); Robson (W. Paulista) e David (Depietri). Téc.: Vojvoda.
Juventude: Douglas; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster; Dawhan; Wescley (Chico), Jadson (Capixaba), Guilherme Castilho (Bruninho) e Sorriso; Ricardo Bueno. Aux.: Emerson Ávila.
Gols: Depietri (FOR)
Cartões Amarelos: Robson, Crispim (FOR)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Comentários 1