No reino do esporte mais popular do planeta, o dia hoje é de festa. Os súditos de toda a Terra rendem suas homenagens e contemplam o Rei do Futebol. Pelé completa, neste sábado (23), 81 anos de vida, celebrando uma longa história de amor ao esporte e uma trajetória que, sem dúvidas, foi a maior responsável por não apenas colocar o futebol brasileiro no mapa do esporte como também por consolidar o Brasil no patamar de maior potência futebolística mundial.
A carreira do Rei é conhecida por todos, mas o que poucos sabem é que, na história de Pelé, há alguns capítulos importantes envolvendo o futebol cearense. São episódios efêmeros, mas que encheram de orgulho nosso futebol, ficaram eternizados nas retinas dos torcedores mais velhos e até mesmo geraram um tabu, que é celebrado até hoje.
O dia em que o Rei vestiu a camisa do Leão
Não, Pelé nunca jogou no Fortaleza! Mas já vestiu a camisa do Leão no dia 18 de julho de 1959. Naquele dia, Fortaleza e Santos se enfrentaram em amistoso realizado no estádio Presidente Vargas.
Antes da bola rolar, porém, um pedido da diretoria do Fortaleza a Pelé foi prontamente atendido pelo Rei. A direção Tricolor pediu que o atleta vestisse a camisa do Leão e fizesse alguns acenos para o torcedor. Muito solícito, o Rei fez ainda mais. Vestiu o uniforme leonino e deu uma volta olímpica no estádio, cumprimentando a torcida, que, obviamente, ficou em êxtase, ao ver o grande astro desfilando com seu manto.
Em campo, porém, o Rei “não foi nada simpático” com o Leão. Marcou os dois gols do Santos na partida, que terminou empatada em 2 a 2. Zé Raimundo e Bececê anotaram os gols do Fortaleza.
Ferrão também enfrentou Pelé
Assim como Ceará e Fortaleza, o Ferroviário também enfrentou o Santos de Pelé. Foi em 1968, no amistoso de entrega de faixas pelo título invicto do Ferrão no estadual daquele ano. Apesar de toda festa e expectativa pela partida, o jogo terminou em 0 a 0, o que, claro, trouxe muito orgulho para a nação Coral daquela época.
Milésimo jogo do Rei pelo Santos foi contra o Ceará. Vovô levou a melhor
O ano era 1972. O dia, 3 de dezembro. Em um estádio Presidente Vargas bem mais modesto que o atual, mas que, até hoje, enche de nostalgia os mais saudosistas, Ceará e Santos se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro. Mas a partida tinha um ingrediente a mais, que fazia do duelo algo muito especial. Era o jogo mil de Pelé com a camisa do Santos, um feito praticamente inacreditável para a época e ainda hoje.
Pelé fez jus à toda pompa daquele jogo e abriu o placar para o Peixe logo aos 11 minutos da primeira etapa, o que gerou uma explosão em euforia do próprio torcedor do Ceará, que estava encantado com aquele momento.
Veio a segunda etapa e o Vovô resolveu colocar água no Chopp do Rei. Samuel, aos 17 minutos, e Da Costa, aos 30, marcaram os gols da virada e da vitória do Ceará, que celebrou a primeira vitória de um time cearense contra Pelé.
Curiosidades “Pelé x Futebol Cearense”
- Pelé enfrentou times cearenses por nove vezes. No total foram quatro vitórias do Rei, três empates e duas derrotas;
- O único time cearense a vencer o Rei Pelé foi o Ceará. E isso aconteceu duas vezes: em 1972 e 1973. Em 1972, deu Vovô por 2 a 1 e, no ano seguinte, nova vitória cearense por 2 a 0;
- Aliás, o Alvinegro de Porangabuçu ostenta o tabu de nunca ter perdido um jogo para Pelé. Além dos dois jogos já citados, o Vovô encarou o Santos do Rei em uma outra partida, em 1970, e o placar foi de 0 a 0;
- Pelé marcou 6 gols contra as equipes cearenses, sendo apenas um contra o Ceará e cinco contra o Fortaleza;
- Quem também jogou contra o Santos de Pelé foi o Guarani de Juazeiro. Foi em 3 de abril de 1974 e o Santos venceu por 2 a 0. Pelé, porém, passou em branco e não marcou contra o Leão do Mercado;
- O último jogo de Pelé contra o futebol cearense foi também o único do Rei no estádio Castelão. Foi em 1974 e o Peixe goleou o Leão por 5 a 1. Pelé marcou duas vezes.