Vindo de três jogos sem vencer na temporada – dois deles pelo Nordestão – o Ceará entrou em campo, nesta quinta-feira (25), no estádio Almeidão, pressionado por melhores resultados. O time comandado por Guto Ferreira mais uma vez teve dificuldades e ficou apenas no 1 a 1 com o Botafogo, em João Pessoa, na Paraíba.
Num jogo de pouca inspiração, vale o destaque para Jael, que entrou no lugar de Vizeu no início do segundo tempo e fez o único gol do Vovô na partida, o primeiro dele com a camisa alvinegra cearense.
Depois do empate, o Ceará ficou na terceira posição do grupo A, com 7 pontos, um a mais que o primeiro time fora do G4, o Sampaio Corrêa e dois a frente do 4 de Julho, que tem uma partida a menos. O Botafogo é sétimo do grupo B, com 4 pontos.
O jogo
O primeiro tempo foi equilibrado e de poucos momentos emocionantes. O Ceará, apesar de ter mais posse de bola, não conseguiu levar perigo ao goleiro Felipe, do Botafogo. A rigor, o alvinegro cearense não chutou uma vez sequer ao gol dos paraibanos. O ponto alto da primeira etapa foi mesmo o gol do Belo, criado aos 34 minutos, quando o zagueiro Joaquim arrancou do campo de defesa e passou a bola para Welton Felipe, que deslocou Richard para deixá-la no fundo das redes.
Guto Ferreira mudou o Ceará para o segundo tempo. Tirou Vizeu, improdutivo, e colocou Jael em campo. A postura do time, na prática, também se mostrou diferente. Dois minutos após o árbitro autorizar o reinício da partida, Vina chutou forte e a bola explodiu no travessão de Felipe. Um recado de que o panorama do jogo realmente ia mudar. Aos 12, Eduardo cruzou na área e Jael, de carrinho, pôs a bola pra dentro. O primeiro gol do “cruel” com a camisa do Ceará.
O Vovô continuou controlando o jogo e teve grande oportunidade de virar aos 28 minutos. O colombiano Mendoza foi derrubado por Rodrigo Ramos na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Vina bateu mal e mandou no travessão. Depois disso, as duas equipes tiveram dificuldade para criar chances e ficaram mesmo no empate.
Os próximos jogos das duas equipes também serão pela Copa do Nordeste. O Vovô encara o CSA, quarta-feira (31), às 22h30, no Castelão. Já o Belo pega o Treze, domingo (28), ás 16h, em Campina Grande.
Ficha Técnica
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa/PB.
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL).
Assistentes: Ruan Luiz de Barros Silva (AL) e Ana Paula dos Santos (AL).
Botafogo: Felipe; Rodrigo Ramos (Lagoa), Samuel Souza, Joaquim e Tsunami (Lucas Gabriel); Rogério, Juninho, Marcos Aurélio (Clayton) e Pablo; Welton Felipe (Roniel) e Rafael Oliveira (Sávio). Téc.: Marcelo Vilar.
Ceará: Richard; Eduardo, Jordan, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Oliveira, Fernando Sobral (Marlon) e Vina (Jorginho); Mendoza, Felipe Vizeu (Jael) e Saulo Mineiro (Yony González). Téc.: Guto Ferreira.
Gols: Welton Felipe (Botafogo) e Jael (Ceará).
Cartões amarelos: Tsunami, Sávio e Clayton (Botafogo). Jael, Oliveira e Marlon (Ceará).